Sobre a Escola Oficial das Azenhas do Mar

Azenhas do Mar
Relatório e Contas exercício de 1928
A capa deste relatório é do aguarelista precoce Daniel Ferreira, 18 anos natural das Azenhas do Mar
Edição da Comissão de Melhoramentos das Azenhas do Mar
Edição 1929

Azenhas

A Escola Primária Oficial das Azenhas do Mar

Iniciada a construção em 15 de Agosto de 1927 inaugurado o edifício em 27 de Junho de 1928. Isto é em cerca de 10 meses começou a concluir-se o magnífico e sólido edifício da nossa escola primária .Compõe-se de uma ampla sala destinada ás aulas e a conferências educativas, gabinete da professora e biblioteca anexa que possui, já para cima de 2.000 volumes e uma pequena galeria de quadros a óleo e a aguarela, um vestíbulo aonde as criancinhas envergam os seus bibes, uma confortável habitação para a professora; 4 compartimentos, cozinha e casa de banho. Grande e enorme recreio com um esplêndido telheiro que serve de ginásio. Retretes e lavatórios, tudo em louça higiénica e com separação de sexos.

*No Relatório da Comissão de melhoramentos das Azenhas do Mar

Photobucket
Fotografia da "Escola Primária Oficial das Azenhas do Mar", denominação que existia na inscrição nos azulejos da frontaria em 1929 ( Relatório da Comissão de Melhoramentos das Azenhas do Mar).

item2
Posteriormente (?) houve uma alteração da denominação para "Escola Oficial", que é como se encontra nos nossos dias.

Photobucket
A sala de aulas da Escola Oficial das Azenhas do Mar

Créditos:
A publicação da "Comissão de Melhoramentos das Azenhas do Mar", consultada na Biblioteca Municipal de Sintra

Comentários

Graça Sampaio disse…
Então o que é feito ds azulejos?!
pedro macieira disse…
carol,
Descobri esta situação só agora, quando tive acesso a esta publicação da "Comissão de Melhoramentos das Azenhas do Mar de 1929. Até agora só conhecia em a denominação de "Escola Oficial". Mas entre 1929 e uma data (?), posterior a 1938 (pois existe uma foto em que a denominação original ainda existia), foi alterado a designação do painel de azulejos da frontaria da escola. Espero em breve ter mais informações sobre o assunto.
Um abraço
Anónimo disse…
teve a ver com inposições do estado novo,pois toda ela esta inspirada nos ideais republicanos e do inicio do movimento revolucionario de 1926.depois de 1934 a comissão de melhoramentos começou a perder alguma influência(por ter fortes ligações a maçonaria da época)e que viria a ser desfeita nos anos 40,por isso algumas alterações a chavões desses ideais(liberdade,fraternidade e igualdade),de alguns edificios e obras da "brilhante comissão" que depois dela mais nada foi feito de relevante nas Azenhas do Mar.

António Fonseca
pedro macieira disse…
Caro António Fonseca,
Muito obrigado pelo comentário explicativo de uma situação que só há pouco tempo me apercebi - a alteração da designação da Escola Primária das Azenhas.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar