O Santuário romano consagrado ao Sol e à Lua no Alto da Vigia/Praia das Maçãs


 Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas organizou uma visita ao Santuário Consagrado ao Sol e à Lua, no Alto da Vigia, no âmbito das Jornadas Europeias de Património
Esta visita, era destinada a todo o público interessado, e foi guiada por arqueólogos da equipa do Museu. Para além de proporcionar aos visitantes o contacto directo com a escavação em curso, foi ainda facultada a interpretação daquele local no que concerne às suas diferentes ocupações ao longo dos séculos.

PraiadasMacasSantuarioAltodaVigia2013c
Foto do grupo de visitantes nas escavações do local do Santuário romano do séc XII/XV

«Memória»  do Santuário do Alto da Vigia, referido por Francisco d'Ollanda pintor e escritor que viveu no séc,XVII (1517-1584). publicada no livro  "Da fábrica que falece ha Cidade de Lysboa´',
As primeira informações que nos falam da existência de um Santuário Romano junto à foz do rio das Maçãs. no lugar denominado Alto da Vigia, são da autoria de Valentim Fernandes em 1505; e de Francisco d'Ollanda  por volta de 1541.
Ler mais aqui

PraiadasMacasSantoarioAltoVigia20092013a Estação arqueológica no Alto da Vigia (Praia das Maçãs) PraiadasMacasSantuarioAltodaVigia20092013b PraiadasMacasSantuarioAltodaVigia20092013d Saber mais aqui:
 http://www.portugalromano.com/2013/01/santuario-romano-ao-soli-et-lunae/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva