Raio de Sol Dourado da Praia das Maçãs

O mar da Praia das Maçãs

Haverá algum raio dourado na Praia das Maçãs?
Conforme as fotos que publicamos, registando o momento em que o sol se põe, produzindo  (naquele fim de tarde), uma cor dourada no mar e nos rochedos na Praia das Maçãs -  situação, que faz lembrar o fenómeno que é descrito por Marçal Grilo,  e que trancrevemos, do "raio verde" da Praia Grande.



 O efeito do "raio dourado" na rochas da Praia da Maçãs

Em busca do Raio Verde da Praia Grande

"É aí (Praia Grande), enquanto que o mar se enrola na areia e a praia se esvazia, que Marçal Grilo gosta de reencontrar o que define como o mais belo pôr de Sol do mundo.Vezes sem conta por ali se perdeu do mundo na esperança de observar o “raio verde”, o fenómeno popularizado pelo romance de Julio Verne, que não é fácil de observar e lhe escapou até hoje.” (...)

Raio verde

“Quando o Sol se põe e a linha do horizonte está completamente limpa, há um instante quando o Sol desaparece, instante imediatamente a seguir, em que sobre a água, os raios vermelhos, alaranjados e amarelos desaparecem antes do verde, azul e violeta.É num momento fugaz, numa pequena fracção de tempo. É quando o limbo superior toca no horizonte que se dá o raio verde.

Excertos do texto “O mar na Praia Grande parece maior que nas outras praias”de Marçal Grilo em PARQUE PARATE QUERO –ed.Pedra da Lua 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar