Queijadas de Sintra - 1ª Parte

SAPA I
Na doçaria tradicional de Sintra, as queijadas são sem dúvida uma imagem de marca da região. Curiosamente as queijadas terão origem não em Sintra mas no Algueirão, segundo rezam as crónicas que remontam à idade Média.Desde o século XIII existe referenciado nos foros como forma de pagamento na região de Sintra um produto denominado queijadas. Os especialistas referem a existência de dois tipos de queijadas:as que eram vendidas em feiras (queijadas de feira) e circunscreveram-se à área do Algueirão, tendo evoluído para a venda ambulante, e as queijadas finas ou de marca circunscrevendo-se à Vila de Sintra.

E é pelas queijadas de marca existentes ainda hoje em Sintra que começamos neste post uma pequena viagem.

Segundo José Alfredo Azevedo :As fábricas principais existentes em Sintra em 1997, eram a «Sapa», «Piriquita»,«Gregório»,e «casa do Preto».
E as fabricas mais recentes seriam as «Queijadas Centenárias»,a Pastelaria Tirol,«Palácio Real», do Restaurante e Pastelaria Apeadeiro, e «Monserrate»,da pastelaria do mesmo nome.


Fotos:PedroMacieira

AS VERDADEIRAS QUEIJADAS DA SAPA
As queijadas da "Sapa" são de facto a marca mais antiga de queijadas de Sintra, com fábrica ainda hoje na Volta do Duche.
Terá sido iniciado o fabrico destas queijadas, por Maria Sapa em 1756 em Ranholas (Sintra).E só 1890 é que foi construído e ocupado o prédio que hoje ainda é a fábrica desta conhecida marca. Ainda hoje actuais proprietários são familiares directos dos anteriores proprietários e fundadores da marca.

Curiosidade sobre as queijadas da Sapa descoberta aqui


(Foto e legenda retiradas de "Sintra em Negativo")

“Recentemente tomei conhecimento deste anúncio e, passe a publicidade que ninguém pagou, é interessante divulgar. E informar que quem fabrica as Queijadas do Avô Neves é a mesma pessoa que em muitos anos fez as deliciosas Queijadas da Sapa”no Sintra em Negativo


A legenda desta foto poderá ter a ver com a notícia publicada no Jornal de Sintra em 5 de Janeiro de 2007:

« Reabertura das “Verdadeiras Queijadas da Sapa”após importantes obras de recuperação do centenário edifício, o qual esteve encerrado cerca oito meses.» E adianta o J.S:“Margarida Neves Soares e o marido, Américo Soares são os actuais proprietários da empresa e do estabelecimento. Ela que é filha de Francisco Barreto Neves, o antigo proprietário das “Verdadeiras Queijadas da Sapa”, disse-nos que o seu pai “há mais de vinte anos cedera o contrato de exploração desta casa a uma sua sobrinha, que é minha prima Maria Fernanda Neves, que se manteve aqui até há cerca de um ano”.

Outra curiosidade sobre queijadas é o anúncio publicado em 1937 ,no Jornal de Sintra sobre as "Verdadeiras queijadas da marca Castelo dos Mouros", que não foi possível identificar o seu percurso comercial.


(Continua em posteriores posts)

Fontes :Obras de José Alfredo Azevedo –IV
Queijadas de Sintra de Raquel Moreira
Jornal de Sintra

*Nota-Reedição de post do blog de 22 Março de 2007

Comentários

Anónimo disse…
A. Ribeiro - Álvaro Ribeiro = Gregorios (?)

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar