Patos-reais da ribeira de Belas libertados no rio das Maçãs

Patosreais17092015blog.jpg
Foto no rio das Maçãs, Várzea de Colares, em 16/09/2015

Texto via APGVN
Dezenas de Patos-reais (Anas platyrhynchos) foram envenenados na Ribeira de Belas no troço de Queluz, por razões des...conhecidas, até ao momento.

 Os Vigilantes da Natureza a exercer funções no Parque Natural de Sintra-Cascais foram chamados ao local tendo recolhido um casal de Patos-reais com vida, após exame clinico executado pelos veterinários da Câmara Municipal de Sintra as aves foram libertadas na Ribeira de Colares.


 O Rio Jamor nasce na serra da Carregueira, no concelho de Sintra, e vai desaguar no rio Tejo, na Cruz Quebrada. Toma o nome de Ribeira de Belas no troço inicial a montante da interseção com a ribeira de Venda Seca. O principal afluente da margem esquerda é a Ribeira de Carenque.


 A Ribeira de Colares tem 14,3 km de comprimento, estendendo-se desde Chão de Meninos (a norte da Serra de Sintra, onde nasce, a uma cota de 250 metros), até à foz na Praia das Maçãs. A Ribeira de Colares *é um dos habitats aquáticos existentes no Parque Natural de Sintra-Cascais onde o Pato-real é uma das espécies residentes.


Vigilantes Natureza publicou um vídeo novo.

*Ribeira de Colares = rio das Maçãs
Post relacionado :
"O habitat dos Patos-reais em Colares"
http://riodasmacas.blogspot.pt/2015/02/o-habitat-dos-patos-reais-em-colares.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva