O carro de exteriores da RTP


A  histórica «Mercedes-Benz» com matricula GD-61-21, construída em Mannheim na Alemanha em 1957, que esteve ao  serviço da RTP,até 1980 - encontrava-se (nas fotos), no recinto do arraial dos Festejos de N.ªS.ª do Cabo Espichel, em S.Pedro de Penaferrim em 2014.


Foi em 1957  que  a RTP recebeu o seu primeiro carro de exteriores,  (na foto),encomendado pela RTP e construída nesse ano,  a viatura  GD-61-21, da marca «Mercedes-Benz»; foi especialmente concebida e transformada para possibilitar a cobertura  televisiva de eventos no exterior.
http://restosdecoleccao.blogspot.pt/2012/09/rtp-radiotelevisao-portuguesa.html


Museu do Caramulo certifica Carro de Exteriores da RTP de 1957
 " O Museu do Caramulo certificou a carrinha Mercedes-Benz LP-312/36, o primeiro carro de exteriores da RTP, de 1957, e o qual se supõe ser hoje um exemplar único em toda a Europa, pelo seu interesse histórico e museológico e por se encontrar fiel às especificações originais. Em 1957 a RTP fez a encomenda directamente à Mercedes-Benz, em Manheim, na Alemanha. Sofreu adaptação específica para possibilitar a cobertura televisiva de eventos em exterior pela Fernseh GMBH, precursora da Broadcast Technology Solutions. Equipado com as mais evoluídas tecnologias da época e constituindo um verdadeiro estúdio móvel, foi o primeiro veículo do género em Portugal.

 Na sua chegada a Portugal, ficou em exposição durante 20 dias no stand do concessionário da Mercedes, C. Santos, na Avenida da Liberdade. Facto curioso que a decisão de colocar a tecnologia em funcionamento e quem visitasse o stand poderia ver as imagens que eram captadas e simultaneamente difundidas em circuito fechado Este veículo tem um motor de seis cilindros a diesel, com 4.580 c.c debitando 110 cavalos, que lhe permite atingir uma velocidade máxima de 76 km/h com um consumo próximo dos 15L/100Km. A 9 de Fevereiro de 1958 foi realizada a primeira emissão utilizando este estúdio móvel, nada mais que a transmissão do um jogo entre o Sporting Clube de Portugal e o FC Áustria, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
 Esteve ao serviço da RTP até 1980 e em 2006, numa parceria entre a RTP e a Mercedes-Benz, foi feito um extenso restauro da viatura. O processo durou mais de um ano a completar, incluídas reparações mecânicas e eléctricas. Os exteriores e interiores do veículo foram inteiramente renovados. A RTP forneceu material audiovisual histórico, mantendo o equipamento técnico da viatura o mais fiel possível ao original. O veículo faz hoje parte do Museu da RTP."
Texto do Museu do Caramulo

https://www.facebook.com/museudocaramulo/?fref=nf

Foto Museu do Caramulo
Posts relacionados:
http://www.ionline.pt/artigos/portugal/rtp-historia-uma-empresa-foi-privada-1975/pag/-1
in (texto e foto) Jornal I

A visita do carro de exteriores da RTP a S.Pedro de Sintra:
http://riodasmacas.blogspot.pt/2014/09/o-antigo-carro-de-exteriores-da-rtp.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar