Caravela Portuguesa encontrada na Praia do Guincho

Via Jornal Público de 02/02/2016


Foto Jornal Público

»Uma caravela-portuguesa (Physalia physalis), um organismo venenoso, foi avistada na manhã desta segunda-feira na praia do Guincho, perto de Cascais. Esta espécie já tinha sido vista no mesmo local e pela mesma pessoa no passado dia 11 de Janeiro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em comunicado

Por Julien Vergé 02/02/2016 - Espécie liberta um veneno forte que causa reacção cutânea e dor intensa, pelo que o IPMA aconselha às pessoas que se afastem e que não l Uma caravela portuguesa (Physalia physalis), um organismo venenoso, foi avistada na manhã desta segunda-feira na praia do Guincho, perto de Cascais. Esta espécie já tinha sido vista no mesmo local e pela mesma pessoa no passado dia 11 de Janeiro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em comunicado. Não é recorrente aparecer na costa continental, pelo que esta ocorrência em Fevereiro foi uma das raras registadas ao nível da Península Ibérica. "Esta espécie é frequentemente confundida com medusas (ou alforrecas) devido ao seu aspecto gelatinoso mas é, na verdade um sifonóforo. É constituído por um conjunto de vários indivíduos simbióticos (zooides), cada um com a sua função específica, que funcionam todos juntos como um único organismo", explica o IPMA. Este organismo possui também pequenos tentáculos com estruturas venenosas chamados cnidócitos que largam um potente veneno quando entram em contacto com outros organismos, mesmo que estes já estejam mortos. Este veneno causa na vítima uma forte reacção cutânea aliada a uma dor intensa, pelo que o IPMA aconselha todos para que se mantenham afastados dos animais e sobretudo que não lhe toquem.
(...)
. Por isso, o IPMA solicita que, em casos de avistamento desta espécie, se tire uma fotografia e a envie para plancton@ipma.pt, assim como a indicação do sítio onde foi tirada, de forma a poderem ser efectuados os devidos avisos.»
https://www.publico.pt/local/noticia/caravela-portuguesa-avistada-na-praia-do-guincho-1722166?frm=pop

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar