Salão de Galamares em destaque na RTP

.No episódio do .”Ministério doTempo.”, de ontem na RTP

Sobre o Salão de Galamares

Recorrendo a um texto de Fernando Morais Gomes,

"Existe em Galamares, entre Sintra e Colares, um cineteatro, inaugurado em 1916 por iniciativa do Visconde de Monserrate, onde durante décadas se realizaram récitas, festas e sessões de cinema. Até Viana da Motta aí tocou em 1923, numa iniciativa destinada a obter receitas para a electrificação da estrada de Sintra a Colares.
Com pinturas e murais de António Graça, Júlio Fonseca e Garibaldi Martins, artesãos ao serviço do visconde, foram recorrentes as récitas onde pontificavam Guilherme Oram ou Eduardo Frutuoso Gaio, o conjunto de saxofones da Sociedade União Sintrense ou o Cynthia Jazz e Os Mexicanos. Depois de um período de apagamento nos anos 70 e 80, sob impulso de galamarenses como Edgar Azevedo ou António Jorge Manata ressurgiu em 1979, tendo nos anos 90 tido o renascido Grupo Desportivo e Cultural de Galamares destaque no ciclismo e no atletismo, onde se destacou por exemplo, na conquista da I Maratona Popular de Badajoz, em 1996.
Mercê do esforço da população, desde então se tem vindo a reabilitar na traça original o dito salão, com o brilho e arte de então, confluindo também nessa tarefa a colaboração da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra. A 24 de Junho de 2012, finalmente irá reabrir esse espaço mágico, devolvido à população e em prol da cultura e associativismo locais."




Post relacionado sobre o Salão de Galamares,
http://riodasmacas.blogspot.pt/2015/03/salao-de-galamares.html

O ”Ministério do Tempo ”é uma grande produção por parte da estação pública na ficção nacional com um elevado orçamento. Considera  a RTP, ”que este produto televisivo está ao mesmo nível das produções que se fazem lá fora”.

Momentos do episódio  de ontem na RTP
Com um decór  bem conhecido em Galamares

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva