Aldeia do Penedo - Portefólio

Talvez a mais tradicional aldeia de Sintra, situada estratégicamente sobre um alto esporão em plena serra . A sua origem não está muito bem definida mas existem autores que apontam para a referência ao Penedo já no séc.XIII, mais propriamente dados de 1527, que indicam que o Penedo e as Azenhas teriam já 34 “vizinhos”. Posteriormente, o Conde de Jerumenha publicou uma relação por localidades com a data de 1744, na qual o Penedo apresenta já 119 habitantes. Esta aldeia apresenta uma planta circular. No centro da aldeia um cruzeiro e um fontanário, e num ponto mais elevado um largo com a Capela de Santo António ou Capela de Nossa Senhora das Mercês de duplo orago, com Nossa senhora das Mercês e Santo António. Esta terá sido fundada em 1547 por Francisco Nunes Dias e sua mulher Maria dos Anjos Gonçalves Perpétua, moradores na Ribeira do Valente. O pequeno templo rural foi implantado no local do Penedo, à volta do qual acabaria por desenvolver-se posteriormente a aldeia, com um imponente coreto no centro.

Talvez a mais tradicional aldeia de Sintra
Foto :Coreto e Capela
Vista geral do Largo da Aldeia
Capela de Santo António ou Capela de Nossa Senhora das Mercês
Tuna Euterpe União Penedense
Aldeia do Penedo
A aldeia do Penedo é candidata às 7 Maravilhas de Portugal® - Aldeias.
Vote Penedo no dia 20 de agosto, a partir das 11h30, na RTP e até ao final da Gala, que começa às 21h00.
.

"Penedo é talvez a mais tradicional aldeia de Sintra. Está situada estrategicamente sobre um alto esporão, na serra de Sintra, num enquadramento de beleza único, no Parque Natural Sintra Cascais.
A sua origem não está definida, mas existem autores que apontam a existência do Penedo já no séc. XIII. A aldeia do Penedo conserva ainda algumas casas de traça antiga, que lhe conferem uma imagem de aldeia típica. Esta aldeia em área protegida é o último local do continente português onde são realizadas as tradicionais festas do "Império" ou do "Espírito Santo”, com uma história muito antiga, do tempo de reinado de D. Dinis e sua mulher, a rainha Santa Isabel."
Fonte 7 Maravilhas de Portugal.

Post relacionado:
http://riodasmacas.blogspot.pt/2007/01/aldeia-do-penedo-sintra.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar