Almoçageme e as Festas de Nossa Senhora da Graça

Largo comendadorGomes da Silva em Almoçageme com

"Os naturais e forasteiros de Almoçageme começaram em 1758 a erguer uma nova capela em terrenos de semeadura de trigo. A capela é aberta ao culto com a celebração das primeiras missas em 15 de Agosto de 1768 e em Outubro deste mesmo ano realizaram-se os primeiros festejos em honra de Nossa Senhora da Graça e julgamos de interesse a decisão então tomada 'devesse solenizar a Srª da Graça no primeiro Domº de Outubro.Domingo do S.mo Rosário'."
in "Cem anos de vida e história da S.R.M de Almoçageme 1892 -1992"

*Foto: Largo Comendador Gomes da Silva em Almoçageme,1951-Arquivo Municipal de Sintra

*Post relacionado - O Largo de Almoçageme:
http://riodasmacas.blogspot.pt/2008/07/o-largo-de-almoageme.html

Rumo aos 250
Cartaz de 1925

FESTA DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA

Em 2018 irá comemorar 250 anos a Festa da Nossa Senhora da Graça em Almoçageme.

"A tradição remonta a 1768 quando os habitantes de Almoçageme, na freguesia de Colares, empenhados na construção de uma igreja, meteram mãos à obra e começaram a juntar o dinheiro das esmolas. Paralelamente, as Festas em Honra da Nossa Senhora da Graça encerram o ano agrícola e o fim da época estival, juntando-se assim na mesma data as tradições milenares e as comemorações religiosas.
Com a presença de toda a população e de muitos forasteiros, junta à comemoração religiosa com a tradicional procissão a Festa Popular, com a presença da Banda Filarmónica de Almoçageme, conjuntos de baile, a banda das arruadas, o restaurante da Adega, quermesses e divertimentos para as crianças, o espectáculo de fogo de artifício e, para não variar, as cavalhadas, um jogo normalmente realizado por crianças e adultos dos sexo masculino, que consiste em retirar, sempre em circulação, com uma seta de madeira uma argola de uma gaiola, sem a deixar cair no chão até o jogo acabar. E a entrega da vitela ganha no sorteio das rifas. Nunca faltaram festeiros, para dar continuidade à tradição desta Festa secular."


Texto retirado daqui




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar