Efeméride do dia - Comemoração dos 165 anos da inauguração do primeiro troço de linha férrea em Portugal

 Na quinta dos Marqueses de Marialva, ergue-se a Sociedade Nacional de Sabões. (Marvila),onde se encontra um antigo mirante oitocentista que segundo a tradição, serviu para o rei D.Pedro V assistir à passagem do primeiro comboio em  28 de Outubro de 1856,.




165 anos da inauguração do primeiro troço de linha férrea

"No dia em que se comemoram 165 anos da inauguração do primeiro troço de linha férrea em Portugal, o Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado, recorda o relato efetuado pelo Boletim da CP, sobre a viagem dos primeiros 36 quilómetros de via entre Lisboa e o Carregado: 
  Estando tomadas as devidas providências para que a exploração da linha se fizesse com toda a segurança, foi enfim marcada a inauguração para o dia 28 de outubro de 1856, o que se realizou com grande cerimonial, com a assistência da Família Real, Cardeal Patriarca de Lisboa que lançou a bênção às locomotivas, Ministério e altas individualidades políticas e sociais.
O comboio inaugural em que seguia a Família Real e todos os convidados, era constituído por 14 carruagens e rebocado por duas locomotivas. A viagem de ida fez-se sem incidentes, mas na volta rebentaram tubos de fumo duma das locomotivas ficando o comboio retido em Sacavém durante imenso tempo, tendo por fim a locomotiva que não avariou trazido a Lisboa a carruagem real e mais 5 carruagens, regressando depois para rebocar as 8 restantes.
A viagem de ida durou 40 minutos e a de volta cerca de duas horas.
O facto de as locomotivas terem sido utilizadas durante a construção e estarem por esse motivo muito gastas por falta da indispensável conservação, pois nessa época ainda não tinham sido construídas oficinas próprias, foi considerado como a causa da avaria.
Apesar do receio que havia, da parte de muitas pessoas, em viajar nos comboios por se lhes afigurar um meio de locomoção perigoso, especialmente das classes menos cultas, o público começou a afluir a pouco e pouco."

Boletim da CP Setembro1929


"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva