Ecos da "II Conferência Internacional da Aliança das Paisagens Culturais da Humanidade"


Decorreu de 30 de Setembro a 2 de Outubro, no Olga Cadaval a "II Conferência Internacional da Aliança das Paisagens Culturais da Humanidade".

Ecos do que por lá se ouviu foram-nos chegando. Algumas das recomendações apresentadas pela “GAIA-Heritage” a empresa de consultoria contratada pela Câmara Municipal de Sintra para supervisionar o plano de gestão de Sintra, se acolhidas deixam-nos preocupados .


Ecos (negativos)
1-“Gaia Heritage”, recomendou aplicação de uma “taxa hoteleira destinada a cobrir os custos de promoção” turística.

2-O relatório elaborado pela "Gaia Heritage" aponta os turistas de “gama alta e média-alta” como alvos prioritários para a região."Os artistas, golfistas, e os adeptos das caminhadas, passeios a cavalo e surf " são os nichos de mercado destacados também pela consultora.

Ecos (positivos):
1-Georges Zouain, Director Geral da “GAIA-Heritage”criticou as “abordagens de loteamentos residenciais e conjuntos residenciais”.

2-Colares, também foi alvo de uma proposta da consultora no relatório apresentado, preconizando “a criação de um centro de arte contemporânea em Colares, numa velha cooperativa vinícola, com o objectivo de aumentar a visibilidade de Sintra, e canalizar os fluxos turisticos através de outros lugares e permitir uma melhor distribuição dos rendimentos provenientes do turismo.”


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar