Demonstração de falcoaria no 61º aniversário das FAP

BlogueFalcão420130629 Comemoração do 61ª aniversário das FAP, na BA1/Sintra – Oportunidade para algumas fotos de aeronaves  com história, que o Museu do Ar preserva.No espaço do Museu existem agora novos motivos de interesse – no exterior além de algumas aeronaves de treino a levantar voo, o foco da nossa objectiva centrou-se numa demonstração de um falcão, utilizado para afastar aves das pistas -evitando possiveis colisões com as aeronaves.BlogueFalcão20130629 BlogueFalcão52013062013  BlogueFalcão920130629

"Os falcões são as aves mais utlizadas na cetraria* em aeroportos, devido à sua grande capacidade de caçar aves locais e também alguns mamíferos. As espécies híbridas revelam melhores desempenhos, dado que representam, regra geral, maior agressividade, sendo capazes e atacar quase todo o tipo de presa. Ao contrário, espécies puras - como o Falcão peregrino, apesar de ser mais rápido - podem revelar limitações, dadas pela natureza biológica, as quais podem ser superadas pelo treino."

*A falcoaria ou cetraria é a arte de criar, treinar e cuidar de falcões e outras aves de rapina para a caça.

Encontrado aqui:
 http://queridobestiario.blogspot.pt/2010/11/falcoaria-em-aeroportos.html

"Colisões entre aeronaves e aves são responsáveis por mais de 90% dos incidentes na aviação — e podem resultar em acidentes graves. Como diminuir esse risco? Este é um trabalho para a Falcoaria, com a técnica é possivel capturar ou mesmo acuar aves-problema dos aeroportos usando as aves de rapina. Aeroportos de países como Espanha, Portugal, Itália, Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile também utilizam a falcoaria em seus principais aeroportos. No JFK, em Nova York, por exemplo, a técnica é utilizada há mais de 30 anos.
(...) 
A Falcoaria corretamente aplicada e sob condições específicas, é extremamente eficiente no controle de fauna, especialmente avifauna nos aeroportos, ela é eficiente pois promove rápida dispersão de espécies-problema, redução o número de colisões além de potencializar os resultados alcançados por métodos coadjuvantes. Dentre as vantagens do uso desta técnica podemos citar: Método humanitário e ambientalmente seguro; provoca resultados imediatos despertando reações instintivas de fuga, Potencializa os resultados de outros métodos de controle; alcança aves que ignoram outros métodos; desperta publicidade positiva."
Encontrado aqui:
http://www.hayabusaambiental.com.br/falcoaria_aero.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva