Sagres a navegar ao largo da Praia das Maçãs
A passagem ao largo da Praia das Maçãs, na última sexta-feira, do navio-escola Sagres num regresso de mais uma longa viagem.
Sobre o navio-escola Sagres
Fotos da Sagres no Tejo junto a Belém em 10/06/2012
"O actual
navio-escola Sagres foi construído nos estaleiros da Blohm & Voss, em
Hamburgo, em 1937, tendo, na altura, recebido o nome Albert Leo Schlageter. Era
o terceiro de uma série de quatro navios encomendados pela Marinha Alemã
(Kriegsmarine), que incluía o Gorch Fock (1933) (que veio a ser o Tovarish
(1952-2003), o Horst Wessel (1936) (actual Eagle da United States Coast
Guard), e um quarto navio nunca concluído, por entretanto ter eclodido o
conflito, ao qual foi dado o nome Herbert Norkus (1939). Aliás, parte do
aparelho deste último, nomeadamente vergas e mastaréus, veio posteriormente a
ser utilizado no Gorch Fock (1958), actual navio-escola da Marinha Alemã,
construído vinte anos mais tarde, de acordo com os planos dos anteriores
veleiros. Além dos navios mencionados, o estaleiro alemão construiu um outro
veleiro desta classe, o Mircea (1938), satisfazendo uma encomenda da Marinha
Romena.
No final da guerra, aquando da partilha dos despojos pelos vencedores, o Horst Wessel e o Albert Leo Schlageter couberam aos Estados Unidos. No entanto, apesar dos esforços do Comandante americano da Base Naval de Bremerhaven, não foi possível encontrar, nos Estados Unidos, uma instituição que quisesse ficar com este navio. Pelo que, ao fim de três anos, acabou por ser cedido à Marinha do Brasil, com o intuito de fazer face aos danos causados pelos submarinos alemães aos seus navios, durante a guerra. Em 1961 foi adquirido por Portugal, no sentido de substituir a antiga Sagres, que, curiosamente, também havia sido navio alemão."
No final da guerra, aquando da partilha dos despojos pelos vencedores, o Horst Wessel e o Albert Leo Schlageter couberam aos Estados Unidos. No entanto, apesar dos esforços do Comandante americano da Base Naval de Bremerhaven, não foi possível encontrar, nos Estados Unidos, uma instituição que quisesse ficar com este navio. Pelo que, ao fim de três anos, acabou por ser cedido à Marinha do Brasil, com o intuito de fazer face aos danos causados pelos submarinos alemães aos seus navios, durante a guerra. Em 1961 foi adquirido por Portugal, no sentido de substituir a antiga Sagres, que, curiosamente, também havia sido navio alemão."
Texto retirado daqui:
http://sagres.marinha.pt/PT/onavio/Paginas/Hist%C3%B3ria.aspx
Comentários