Encontro de Historiadores de Sintra



Sobre  o IV Encontro de História de Sintra

Pela quarta vez, depois de 1993,1997 e 2007, se realizou um Encontro de História de Sintra, desta feita sujeito ao tema “Historiadores Sintrenses”, numa homenagem aos inúmeros estudiosos da temática sintrense, e, curiosamente, com início no dia em que decorreram 127 anos do falecimento de um dos mais importantes entre eles, o 2º Visconde de Juromenha, autor da célebre e incontornável Cintra Pinturesca.
Neste evento, o segundo organizado pela Alagamares,  contámos com o saber dos mais proficuos autores de temas relacionados com Sintra, seus espaços e tempos, procurámos reunir a comunidade científica local, investigadores de grande qualidade e com anos de devoção e visão crítica, bem como dar a conhecer novos e inéditos contributos para a História Local, assim dinamizando a nossa vida cultural e o debate em torno de temas novos e sedutores e de clássicos nunca definitivamente estudados. Com esta iniciativa pretendeu-se igualmente continuar a contribuir para a construção de um espaço cultural público local e plural. Quem melhor poderá contribuir para as necessárias e urgentes alterações políticas, sociais e culturais senão os agentes culturais, na sua diversidade de interesses? Assim procedendo,  contribuímos para a cidadania livre por oposição à reverência domesticada, na prossecução de uma praxis em estreita conexão com as actividades criativas e o mundo da investigação.
Falando de Sintra e da sua magia, Taylor Moore, um amigo da Alagamares que desde há dois anos se dedica a divulgar pela imagem o feitiço visual deste local ímpar, usou recentemente uma expressão que é em si um programa de acção para a nossa associação e para os defensores do património em geral: Sintra: Build a Legacy. Construir um Legado. Para isso cá estamos, iguais entre muitos, mas atentos e críticos, cidadãos e criativos, certamente.
Estamos na estrada, não estamos na berma. Resta-nos agora o desejo de que os trabalhos tenham enriquecido o acervo documental de Sintra, esperando pela futura edição das comunicações produzidas, bem como a sua difusão nas modernas plataformas de comunicação ao dispor.
Na abertura, usaram da palavra o Presidente da Alagamares,Fernando Morais Gomes e o Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, que relacionou a Cultura com outras áreas de intervenção pública, realçando que a reabilitação e a acção social são igualmente Cultura.
Texto da Alagamares


Participantes no IVEncontro de História de Sintra


Miguel Real
Maria Teresa Caetano
Rui Oliveira
Jorge Telles de Meneses
Carlos Manique da Silva
Eugénio Montoito
João Rodil

Sérgio Luís de Carvalho
Nuno Miguel Gaspar
Ricardo Alves 
Fernando Morais Gomes





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva