Dia de Procissão na Praia das Maçãs

Foto1PM30082015blog.jpg
"Os andores são levados até ao oceano onde ficam a aguardar o lançamento de pétalas de rosa vindas do céu" no folheto da Irmandade de Nossa Senhora da Praia.

Da pequena capela da Vila Guida,  na Praia das Maçãs, construída por Alfredo Keil,  voltou ontem a sair,  a denominada procissão da Nossa Senhora da Praia -  iniciada por Keil em 1893. Manifestação religiosa recuperada em 1984, conheceu o primeiro interregno após a morte de Alfredo Keil  em 1907, tendo sido retomada entre 1936 e 1944.
 A procissão terá sido inspirada pela lenda segundo a qual teria sido encontrada uma imagem de Nossa Senhora junto às rochas da Praia das Maçãs.

ProcissaoPM30082015.blogjpg.jpg
A procissão  da Nossa Senhora da Praia tem a particularidade de transportar os andores, pelo areal até ao mar da Praia das Maçãs. onde segundo a tradição aguardam dentro de água sete ondas -este ano terá havido alguma alteração à tradição, pois só um dos andores entrou nas águas do oceano, ao contrário dos outros anos.
ProcissaoPM30082015pbblog.jpg
A procissão , que é  sempre um motivo de grande atracção para a população ao local, foi encabeçada por 6 elementos a cavalo da Guarda Nacional Republicana, sendo acompanhada pela Banda Filarmónica do Mucifal e pela banda dos Bombeiros Voluntários de Colares

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva