O dia do Solstício de Inverno

 
O Solstício de Inverno — que ocorrerá no próximo dia 22 de Dezembro — marca o momento em que o Sol se encontra na sua expressão mínima; é a noite mais longa do ano. No entanto, assinala também e acima de tudo o seu renascimento, pois é a partir daí que os dias recomeçam a crescer, até atingirem o seu auge no Solstício de Verão. Os Romanos celebravam o triunfo do Sol com o festival do Dies Natalis Solis Invicti – o “dia do nascimento do Sol Invencível” – a 25 de Dezembro.
 
Soltiscio21062015Bblog.jpg
Fotos, Alto da Vigia, Praia das Maçãs - 21/06/2015, durante o Solstício de Verão

"Dentro deste âmbito, e uma vez que a equipa de Arqueologia da Câmara Municipal de Sintra se encontra a escavar o Santuário Romano consagrado ao Sol, à Lua e ao Oceano – propomos uma conversa no Museu sobre este importante sítio arqueológico directamente relacionado com cultos astrais, onde serão apresentados os mais recentes achados.
Esta visita/conferência, destinada a todo o público interessado, realizar-se-á no dia 19 de Dezembro (sábado), pelas 21.00 horas, e será guiada por José Cardim Ribeiro, director do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas. "
Fonte M.A.S.M.O

Soltiscio21062015blog.jpg
Uma lição de história dada por José Cardim Ribeiro, director do M.A.S.M.O, no local do Santuário Romano consagrado ao Sol, à Lua e ao Oceano.
Soltiscio21062015cblogjpg.jpg
 o Santuário Romano consagrado ao Sol, à Lua e ao Oceano (Alto da Vigia, Praia das Maçãs, Colares) – sítio arqueológico que está directamente relacionado com cultos astrais –, numa visita guiada ao local, concretamente no momento do pôr-do-sol do dia mais longo do ano  (fotos de 21/06/2015)guiada por José Cardim Ribeiro, director do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva