O jantar dos aspirantes da corveta alemã «Charlotte» no Hotel Netto

Legenda-No regresso da Pena(clicar na gravura para ampliar)

A visita dos aspirantes da corveta alemã «Charlotte» a Sintra em 1905
"– Cintra atrae todos os estranjeiros que nos visitam e é certo que, pelos seus naturaes encantos pela belleza dos seus arvoredos, pelo pittoresco dos seus panoramas, pela surpresa das suas vistas, tem fama universal. Os aspirantes da corveta allemã «Charlotte» em numero de sessenta, vestindo as suas fardas brancas foram visitar a soberba e gracil villa em terça-feira 22 de Agosto, tendo janttado no Hotel Netto e indo em digressão até á Pena.

Era d´um bello efeito a caravana dos touristes que destacavam com os seus uniformes por entre a verdura, montados em burros e seguindo alguns em carruagens, conservando-se sempre no maior enthusiasmo, trocando impressões com uma jovialidade meridional, dados os seus espíritos positivos de allemães, por essa grandeza de panoramas, pela suavidade da aragem, pelo communicativo bem estar que vem d’ essas arvores e d´esses penhascos colliocados ali pela natureza, d´uma surprehendente maneira que encanta a visita e delicia o espírito.
O jantar correu animadissimo, retirando os aspirantes da «Charlotte» pela noite e saindo a corveta no dia seguinte, tendo havido dois dias antes da partida um jantar, a bordo do qual assistiu grande numero de pessoas da colonia allemã."

Illustração Portugueza de 28 de Agosto de 1905

Legenda- S.A.R. o principe de Hessen, official alemão, à volta da Pena com os aspirantes
-Fotos da"Illustração Portugueza" de 4 de Setembro de 1905 (clicar na foto para ampliar)
Notas sobre antigos hotéis de Sintra:
Dois antigos hotéis de Sintra são referenciados nestes artigos da "Illustração Portugueza":

O Grand Hotel Costa, ao fundo na 1ª gravura e que pertenceu a José Pedro Costa , já não existe há muito tempo,foi na época um hotel de referência na Vila de Sintra . O edifício onde existiu este antigo hotel, é ocupado desde 1982 pelos serviços de Turismo de Sintra.

O Hotel Netto, local preferido por Ferreira de Castro, para os seus tempos de escrita. Edifício infelizmente votado ao abandono ao longo dos anos, encontra-se agora, após ser vendido em hasta pública, pelo mais recente proprietário (CMS), com projecto de reconstrução(?). Imóvel bastante degradado no local turístico mais visitado de uma Sintra, elevada a Paisagem Cultural da Humanidade pelo comité da UNESCO em 1995.

Postal antigo Publicidade da época (sem data)

 O edifício onde existiu este antigo hotel, é ocupado desde 1982 pelos serviços de Turismo de Sintra.A publicidade da época denota a qualidade dos serviços do extinto hotel.

Ao fundo o Grand Hotel Costa (Postal ilustrado de 1928)
Preçário dos hotéis de Sintra de 1907
                                                                   
In "Guia do viajante da Empresa Nacional de Navegação" de 1907

Posts relacionados:
http://riodasmacas.blogspot.pt/2013/11/sobre-o-hotel-netto-da-vila-velha-dxe.html
http://riodasmacas.blogspot.pt/2015/10/cms-coloca-o-hotel-netto-em-hasta.html

Comentários

GP disse…
Já agora deixo o link com a foto do navio

https://en.wikipedia.org/wiki/SMS_Charlotte#/media/File:NH_88626_SMS_Charlotte.tiff

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar