Sobre as "Caravelas Praia das Maçãs"

Encontrámos recentemente uma foto que vem enriquecer a informação sobre as "Caravelas Praia das Maçãs", assunto  que ao longo do tempo e após várias pesquisas, temos vindo a publicar no blog. A foto com uma legenda muito interessante,  que publicamos abaixo,  encontrada na página de Facebook de Oceanberg (Wood-Surfboard), para quem vai os nossos agradecimentos.


 A foto:Na Caravela: Guilherme Jacinto, um dos irmãos Canastra, com a mulher Maria Rosa Grego Jacinto (neta do Julio Grego) e a filha Elisabete Grego Jacinto Matias. À porta do restaurante Flor da Praia está Elisa de Jesus Grego (filha do Julio Grego)

Contributos para a história da "Caravela Praia Maçãs" - motociclo construído numa oficina da Praia das Maçãs desde os anos 50.

Photobucket

Nesta foto da colecção de Nuno Gaspar, o construtor das "Caravela Praia das Maçãs", António Jacinto e a sua sobrinha.

Photobucket

Aqui,  até aos nossos dias era um parque de estacionamento para clientes do Talho do Mário na Praia das Maçãs,  o local onde as "Caravelas Praia das Maçãs" eram construídas. Actualmente este espaço já não existe, recentemente foi demolido.


Photobucket
Foto de época com um dos modelos de "Caravela Praia das Maçãs" (Foto da colecção Nuno Gaspar)


 "Caravela Praia das Maçãs" de 1962
Photobucket
Foto da colecção de Nuno Gaspar - Caravela antes da reconstrução na oficina de José Domingos no Mucifal

A amabilidade de Nuno Gaspar, permite-nos publicar um documento de grande importância neste trabalho sobre as "Caravelas Praia das Maçãs" - a factura da sua venda em 17 de Janeiro de 1962.
Photobucket


Os motociclos da marca "Caravelas Praia das Maçãs" foram durante os anos 50, construídos numa pequena oficina na Praia das Maçãs.

Fotos de dois modelos da "Caravela Praia das Maçãs"
O mesmo modelo da "Caravela Praia das Maçãs", da foto anterior - reconstruído na oficina de José Domingos no Mucifal, pertencente à colecção do Arq. Frederico Valsassina.(Publicado -aqui)

CaravelaFinal
Caravela Praia das Maçãs, propriedade do Arq. Frederico Valsassina

caravelaPraidasMaçãs1f
Caravela Praia das Maçãs, propriedade de Nuno Gaspar

Os dois modelos das fotos foram reconstruídos na oficina de José Domingos no Mucifal.

O fabrico das Caravelas era feito a partir de peças e componentes existentes no mercado - existiam em duas cores (vermelho e azul) e vários modelos. Os motociclos construídos por António Canastro eram muito populares na região.


Créditos
Para este trabalho de pesquisa sobre a "Caravela Praia das Maçãs", foi determinante a amável colaboração de José Domingos e Nuno Gaspar, Arq. Frederico Valsassina, a quem desde já agradecemos.

Comentários

Graça Sampaio disse…
Desconhecia completamente...

Beijinhos, Pedro
pedro macieira disse…
Graça,
O tema tem sido ao longo tempo, uma tentativa de recuperar uma memória de um tempo, em que o "empreendorismo" da época permitia solucionar problemas de mobilidade das gentes desta região - memória que se tem perdido com o desaparecimento dos intervenientes como normalmente acontece. Felizmente há pessoas que conseguem recuperar e manter alguns objectos, e neste caso os motociclos recuperados, que fotografei. Abraços

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar