O BREXIT, a Gronelândia, a Islândia e a União Europeia (Actualizado)

O Resultado do BREXIT


Gronelândia
•Deixou a CEE em 1985, através de referendo.
•“A Gronelândia é elegível para financiamento pelo orçamento geral da União Europeia através da Parceria UE-Gronelândia”:
https://ec.europa.eu/europeaid/countries/greenland_en



Foto encontrada aqui: http://pt.slideshare.net/mspnet/islandia-presentation-938136

Em Maio de 2009 a Islândia iniciou formalmente os trâmites necessários para a sua adesão à União Europeia (UE), tendo feito o pedido a 16 de julho de 2009. Finalmente, o Conselho Europeu, celebrado em Bruxelas a 17 de junho de 2010, firma a abertura das negociações com a Islândia para a sua adesão à UE. Contudo, a 22 de maio de 2013, a eleição de um novo governo na Islândia fez com que o país suspendesse por tempo indeterminado as negociações para a sua adesão à UE] acabando por retirá-la no dia 12 de março de 2015.(na Wikipédia).

A ilha nórdica retirou o pedido de adesão à União Europeia, numa decisão comunicada  a Bruxelas. O pedido de adesão foi feito em 2009 já em plena crise imobiliária no país, numa altura em que o euro era visto como uma bóia de salvação para o país. Depois surgiu a crise do euro e a recuperação económica islandesa.

Actualização
A União Europeia e a Noruega




A Noruega não faz parte da União Europeia, o povo norueguês recusou por duas vezes em referendo,
Os argumentos para o não eram que a entrada na União Europeia seria uma ameaça à soberania da Noruega e que as indústrias da pesca e agricultura iriam ser afectadas. A adesão acabaria por se traduzir por um aumento da centralização e por condições menos favoráveis para a igualdade e o estado-providência.
A pesca é muito importante para a economia da Noruega, em particular para as regiões costeiras. É a segunda indústria do país, depois da indústria petrolífera.
No entanto, é preciso acrescentar que no plano económico a Noruega já faz parte do mercado interno europeu.  De facto, a Noruega está muito integrada na União Europeia, mesmo não sendo estado-membro.
Fonte:
http://pt.euronews.com/2013/03/29/a-noruega-e-a-uniao-europeia/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva