Exposição "Monserrate Revisitado"



 A Parques de Sintra apresenta, no Palácio de Monserrate, a partir de 1 de dezembro, a exposição “Monserrate Revisitado – A Coleção Cook em Portugal”, no ano em que se celebram os 200 anos do nascimento de Sir Francis Cook (1817 – 1901). A mostra reúne peças da colecção de arte escolhidas pelo riquíssimo industrial inglês Sir Francis Cook no fim do século XIX, para a sua casa de veraneio, permitindo ao público compreender o valor artístico e histórico da sua coleção de arte em Portugal.

A exposição, resultado de uma pesquisa exaustiva, procura dar a conhecer a dimensão cultural do ilustre primeiro Visconde Sir Francis Cook e o conjunto de obras de arte que reuniu em Monserrate. Depois de ter sido dispersa em 1946, volta agora a ser possível admirar no palácio algumas das peças desta colecção, identificadas em acervos públicos e privados, e emprestadas temporariamente.

Este conjunto de mais de meia centena de preciosas obras de arte será disposto nas diversas salas do palácio agora restauradas, evidenciando a primorosa beleza dos seus estuques decorativos. A integrar a mostra encontra-se o relevo do Renascimento da autoria do escultor florentino Gregorio di Lorenzo, recentemente adquirido pela Parques de Sintra, que agora regressa ao Palácio para integrar a futura colecção museológica de Monserrate.

Francis Cook, notável colecionador de arte e mecenas, adquiriu a histórica quinta de Monserrate, Sintra, em 1856. Renovou o palacete que havia sido habitado pelo escritor William Beckford, decorando as suas salas com preciosas obras de arte, entre pintura, escultura, mobiliário, cerâmica e porcelana oriental, têxteis, ourivesaria, entre outras.

Texto da PSML .

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva