José Maria Latino Coelho

General de brigada do estado-maior de engenharia, ministro da. marinha, sócio efectivo e secretario perpetuo da Academia Real das Ciências de Lisboa, lente na Escola Politécnica, vogal do Conselho Geral de Instrução Publica, deputado, par do reino, jornalista, escritor, etc.
Nasceu em Lisboa a 29 de Novembro de 1825 faleceu em Sintra em 29 de Agosto de 1891.
Era filho de João Alberto Coelho, que faleceu sendo tenente-coronel de artilharia, e de D. Maria Henriqueta Latino Martins de Faria Coelho. (retirado de Portugal Dicionário histórico)



Lápide do prédio onde viveu Latino Coelho na Vila Velha, homenagem de Sintra no 20º aniversário da sua morte (Foto:PedroMacieira)
Curiosidades

Em 22 de Julho de 1911,a Câmara Municipal de Sintra, usando uma faculdade que lhe conferia o decreto de 15 de Outubro de 1910, determinou que o feriado municipal fosse a 29 de Agosto, dia em que faleceu José Maria Latino Coelho, no ano de 1891.Hoje o feriado municipal em Sintra é a 29 de Junho dia de S.Pedro.
Latino Coelho faleceu em Sintra na Vila Velha, no largo que tem o seu nome, no prédio assinalado com uma lápide que refere o evento.

A casa de Latino Coelho, no Largo do mesmo nome(Foto:Pedro Macieira)
Saber mais sobre Latino Coelho-pressionar
Gravura de Latino Coelho-gravura publicada na Rev. Contemp. de Portugal e Brazil, t. 2, 1860. - Soares, E. - Dic. de icon., n.º 1613-A).Biblioteca Nacional Digital

Fonte consultada: Obras de José Alfredo da Costa Azevedo

Comentários

Graça Sampaio disse…
Bem conheço, mas não sabia que era do escritor Latino Coelho... "santa ignorância"...

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva