As árvores em Sintra não morrem de pé

Foto ADPS em 6/09/2018

Hoje podemos apresentar mais fotos dos últimos abates que aconteceram recentemente no Jardim da Correnteza, numa Sintra ainda considerada pela UNESCO Património Mundial pela sua Paisagem, de que as Árvores são um dos elementos principais.

Depois de podas radicais - os abates
Foto de M.Clara Gomes de 6/09/2018

Incongruências Municipais

Fomos surpreendidos com o facto de estarem a ser abatidas árvores numa zona nobre de Sintra - a Correnteza. Curiosamente o  mesmo local onde  as árvores tinham sido classificadas por proposta da ADPS e aceite pela CMS.

Foto M.Clara Gomes

A mesma Câmara Municipal que as classificou, desclassifica-as, em reunião camarária com voto unânime - esquecendo-se de o comunicar a ADPS, promotora da classificação.

Seguindo um qualquer protocolo camarário, são afixados avisos que ali (zona do Jardim da Correnteza)  iriam proceder-se a PODAS - como prova a foto que publicamos. E então executaram-se os abates...
Foto da ADPS

Não aconteceu em nenhuma zona florestal da Serra de Sintra, acreditem é num local nobre de Sintra - Jardim da Correnteza.

Foto de M.Clara Gomes em 6/09/2018 na Correnteza


Foto ADPS  em 6/09/2018

Fotos de pernadas das tílias, e de um freixo já cortado A Associação de Defesa do Património de Sintra (ADPS), tinha já há meses recomendado á CMS  para estas árvores o rebaixamento de copas para retirada de carga, podas e tratamentos fitossanitários. Recomendação  que não foi seguida, optando-se  pela destruição de um património arbóreo de todos nós.


Foto ADPS -foto em 6/09/2018
Fotos ADPS - em 6/09/2018


*Segundo a explicação oficial (via Sintra Notícias) as árvores abatidas estariam em perigo eminente de queda. avançando que
"A decisão da autarquia sintrense surge depois de várias avaliações, nomeadamente por parte do Instituto Superior de Agronomia (ISA). As árvores, classificadas com de interesse municipal, foram avaliadas com “perigosidade elevada” pelo laboratório do ISA, o máximo da escala."
Foto de M.Clara Gomes de 2016 no Jardim da Correnteza

Foto  do estado em que ficou uma das árvores depois de uma "poda" camarária.  Sendo este tipo de podas que determinam o  futuro estado fitossanitário das árvores e provocam mais tarde a justificação de abate.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva