Simulacro de evacuação da população nas aldeias de Atalaia/Ulgueira e Azóia no Sábado 13 de Abril


No dia 13 de abril, às 15h30, nas aldeias de Atalaia/Ulgueira e Azóia, realiza-se um exercício de evacuação da população no âmbito do Programa “Aldeia Segura-Pessoas Seguras”. Nas povoações da Ulgueira/Atalaia o exercício será desenvolvido numa componente real, enquanto que na povoação da Azóia será apenas simulado.


 Este exercício é o primeiro de quatro, e irá pôr em prática os procedimentos a adotar em caso de incêndio na envolvente das referidas aldeias, tais como: Mecanismos de activação da Guarda Nacional Republicana (GNR) que irá coordenar a evacuação em colaboração com a Policia Municipal; As acções dos Oficiais de Segurança, na identificação da população mais vulnerável; A articulação com a Paróquia de Colares, que disponibilizou a utilização das Igrejas para os locais de abrigo colectivo para a população (Igreja Nossa Senhora da Conceição da Ulgueira); Testar os mecanismos de aviso à população: O sino da igreja tocará durante um minuto.


 O evento terá inicio com a realização de uma queima de resíduos de limpeza florestal, que se descontrola, da qual se desenvolve um incêndio que é prontamente combatido pelos Corpos de Bombeiros de Almoçageme e Colares, apoiados pelos Corpos de Bombeiros de São Pedro de Sintra e de Sintra. Pretende-se incentivar a consciência coletiva de que a Proteção Civil é uma responsabilidade de todos.

Protecção Civil de Sintra

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva