Chaimite Bula e o 25 de Abril

A chaimite "Bula" foi comandada  no  25 de Abril de 1974, pelo capitão Salgueiro Maia desde Santarém até Lisboa, tendo sido também nela que foi transportado o então presidente do Conselho, Marcelo Caetano, quando saiu do Quartel do Carmo após a rendição do regime. Este veículo blindado, tem tido uma presença importante nas comemorações desse dia, que há quarenta e seis anos comemoramos.

Foto: Terreiro do Paço em Lisboa 2019

"O VBTP Chaimite foi uma viatura blindada ligeira de transporte de tropas com tracção 4x4, desenvolvida e fabricada em Portugal. Esta foi a primeira viatura blindada produzida em série no país[1] e foi posteriormente vendida ao PeruFilipinasLíbia e Líbano."

in Wikipédia

Foto dia 25/04/2019 Av da Liberdade

Notas sobre  a Chaimite
O projecto começou a ser desenvolvido no final da década de 1960 pela Bravia - Sociedade Luso-Brasileira de Veículos e Equipamentos, SARL para as Forças Armadas Portuguesas[1]. As Forças Armadas Portuguesas encontravam-se então envolvidas na Guerra do Ultramar que necessitavam de mais blindados para levar a cabo missões de escolta, reconhecimento e apoio - de facto, em 1964, o número de blindados em África não ia além dos 57 veículos e os que existiam eram inadequados ou obsoletos[1].
Em 1965, Portugal tenta adquirir 50 blindados Commando V-100 mas os Estados Unidos insistem que as mesmos não podem ser usados em África[1]. Contudo, a empresa Bravia consegue, em 1967, trazer para Portugal uma equipa de técnicos que tinham trabalhado na Cadillac Gage e inclusive uma viatura Commando V-100 para assim criar a Chaimite[1]. O Exército aprova, em 1967, a aquisição do primeiro lote de 28 blindados Chaimite seguido, em 1968, de um lote de mais 56[1].
Como a Bravia não possuía uma unidade fabril, recorria à subcontratação: os primeiros cascos das Chaimite foram feitos na Sorefame da Amadora e a montagem final era feita nas OGME - Oficinas Gerais de Material de Engenharia de Belém, um estabelecimento fabril do Exército português. Posteriormente, a produção passou para a nova fábrica da Bravia, em Samora Correia, na região de Porto Alto.
As primeiras unidades foram entregues já em 1970, e um primeiro lote é enviado para a Guiné-Bissau, em janeiro de 1971
.in Wikipédia
Av.Liberdade 2019
Quando da eclosão da Revolução dos Cravos (25 de abril de 1974), estes blindados assumiram posição no largo do Carmo, em Lisboa
.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva