No dia 19 de Março de 2022, decorreu como programado a cerimónia de Celebração da Classificação de 33 Plátanos em Colares como Árvores de Interesse Público.
João Faria da Associação Cultural Alagamares no uso da palavra na Sessão Solene no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Colares. João Faria foi o elemento mais activo no resultado da classificação dos Plátanos de Colares, que foi agora celebrada.
Rodrigo Sobral da Cunha na sua intervenção na Sessão Solene. Autor de"O Círculo dos Plátanos", uma edição comemorativa dos 40 anos da Associação de Defesa do Património de Sintra e da classificação de 33 plátanos de Colares como Árvores de Interesse Público.
Rui Queirós do ICNF- Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas
Adriana Jones da ADPS - Associação de Defesa do Património de Sintra, cuja intervenção no longo processo de Classificação dos Plátanos foi relevante.
Descerramento da placa que regista a classificação de "Árvores de Interesse Público", junto a um Plátano na Várzea de Colares por Fernando Morais Gomes, presidente da Alagamares e Pedro Filipe, presidente da Junta de Freguesia de Colares
Concerto da Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares, na Adega Regional de Colares, no final do evento.
Integrado no evento de celebração da classificação dos Plátanos de Colares foi lançado um livro que é de facto uma ode ao Plátano - "O Círculo dos Plátanos" de Rodrigo Sobral Cunha.
"Aqui se descobre o que tem em comum a escritora Maria Gabriela Llansol, o arquitecto Raul Lino, o músico Hãndel, o naturalista conde de Buffon, o filósofo e chanceler de Inglaterra Francis Bacon..."
Comentários