Frutas da Região - Pêra " Lambe-os-dedos" II

PerasLambeosdedosblogue2
 Pêras Lambe-os-dedos em 28 de Junho de 2012

«Lembro, na minha infância, ver chegar as mulheres atrás de um burrito, a quem chamavam "as saloias de Cheleiros" com pêras "lambe os dedos"»

"Era uma pêra pequenina do tamanho de uma Clementina, com casca afogueada de verde e castanho de uma doçura invulgar. Aguentava muito pouco tempo, tanto na árvore como depois de colhida, é um fruto que para os dias de hoje não tem as características exigidas”

(Comentários deixados no blogue em posts anteriores)


Uma  antiga pereira da famosa  pêra "Lambe-os-dedos" há muito desaparecida da região de Colares, foi reencontrada  e estamos a acompanhar  este ano, o desenvolvimento das pequenas pêras  na árvore – a fotos de  hoje  foi obtida na terceira visita à pereira em 28 de Junho último.

Outras visitas anteriores -aqui

Em meados de Agosto, está prometido uma enxertia desta  antiga pereira sobrevivente, para que a extinção desta saudosa espécie  não aconteça - sugestão também  já deixada por um leitor,  nesse sentido.


*Post relacionado -Frutas da região -aqui

Comentários

Fatyly disse…
Estão linda e só de olhar a foto já me cresceu água na boca:)
Unknown disse…
Gostava de poder contribuir para a sobrevivência da espécie, tenho espaço para uma pereira no quintal. Posso ficar com alguns ramos aquando a sua poda...

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar