Incêndios Florestais - Prevenção

Photobucket
Os incêndio florestais são actualmente uma tragédia em Portugal, derivado do aumento das temperaturas, da falta de limpeza das matas e das florestas. A Serra de Sintra é um local muito sensível, e este mês já foi vítima de um grande incêndio - é necessário  a colaboração de todos, de forma  que a actuação dos bombeiros possa ser rápida  e eficaz  - se avistar qualquer início de um incêndio florestal, comunique de imediato a ocorrência para  os seguintes telefones úteis:

112 nº de Emergência
21 910 5880 Serviço Municipal PC
21 929 0027 Bombeiros de Colares
21 928 8170/1 Bombeiros de Almoçageme
21 928 9070 Posto GNR de Colares

* Foto do incêndio de Janas de Setembro de 2010

Comentários

Fatyly disse…
Tal e qual...mas o inferno que decorre por todo o lado TEM MÃO CRIMINOSA. Todos os anos é a mesma coisa...e onde estão esses vândalos quando apanhados e alguns reincidentes?
Caínhas disse…
Já aqui escrevi e noutros locais também, que para mim 95% dos incêndios são de origem criminosa.
Reportando aos fogos que têm sido a desgraça maior da actualidade, Madeira e Tavira, são disso prova, as ignições foram colocadas estratégicamente, para dificultar ao máximo a pronta acção dos bombeiros.
Foram apanhados alguns incendiários e passado pouco tempo já cá estavam fora, isto desmotiva as polícias! Sejam eles bebados, atrasados mentais, ou o que quer que sejam, a lei era igual para todos, pena máxima. Se têm esperteza para fazer mal, também podem pagar na cadeia os erros cometidos, e os prejuízos causados a terceiros.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
pedro macieira disse…
É incompreensivel que alguém no seu perfeito juízo lance fogo à floresta, mas é um facto que existem pessoas capazes desse acto criminoso, umas vezes para benefício de terceiros, outras vezes por pura maldade ou demência.
Actos que colocam em perigo a vida de pessoas e lesam os bens de quem os conseguiu com sacrifio de vidas inteiras.
Hoje perdeu a vida uma bombeira dos Bombeiros Municipais de Abrantes, quando ia em missão de combate a mais um incêndio - talvez mais um dos fogos de origem criminosa - tem que se apurar responsabilidades tanto pelo acto criminoso, como pelo desleixo na manutenção das matas e florestas, como impedir a construção de habitações dentro do meio florestal sem as devidas condições de segurança.
Anónimo disse…
Só deixar uma achega ao detentor do blog que o nr de telefone dos BV Almoçageme está enganado, os telefone diretos para a central de telecomunicações são 219288170 e 219288171
pedro macieira disse…
Anónimo,
Agradeço a correcção do nº de telefone dos B.V de Almoçageme.O numero utilizado estava numa página da internet.
Cumprimentos

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar