Camélias no Palácio da Vila de Sintra

Camelias2013Blogue33

"Durante metade do ano desde Outubro a Abril, os parque, quintas e jardins de Sintra são animados pelas graciosas flores das "japoneiras". Estas flores introduzidas por el-rei Dom Fernando II na década de 1840 no seu Parque da Pena tornaram-se o ex-libris do Inverno sintrense sendo motivo de bailes e festas e até o símbolo de um rally de automóveis na serra

Foram trazidas dos melhores viveiristas de França, Bélgica, Itália e Inglaterra, sendo mais tarde aumentadas com variedades de criação portuguesa, vindas sobretudo do Porto.
(...)
Para apoiar a divulgação deste património, a Parques de Sintra - Monte da Lua, SA. promove anualmente uma exposição e concurso entre as mais belas coleções de camélias, de modo a contribuir para a divulgação e aproximação destas jóias botânicas a um público mais vasto."

Excerto de um  texto da PSML

*Fotos da Exposição de Camélias no Palácio da Vila de Sintra, no último domingo

 Camélias2013 Camelia2013Blogue2 Camelias2013Blogue7 Camelias2013Blogue6

Comentários

Caínhas disse…
É bom que se dê a conhecer e se preserve este tesouro que Sintra tem, e sobretudo os donos das quintas que ainda as tenham, não as deixem morrer. Aqui em S.Pedro as cameleiras que vejo, estão completamente ao abandono.
Este evento pode dar a conhecer aos mais novos, a beleza desta flor tão bela e delicada, que é o nosso ex-libris. Se a bandeira do concelho tivesse lá metida em qualquer lugar uma camélia só lhe ficava bem!

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva