Liberto Cruz, escritor e natural de Sintra, onde nasceu em 1935, lançou recentemente o seu livro “Última Colheita”, esse o motivo da Alagamares ter organizado uma sessão com o autor, apresentada por Miguel Real no último Sábado, 27 de Janeiro, na Biblioteca de Sintra (Casa Mantero). Fernando Morais Gomes (Alagamares), Liberto Cruz e Miguel Real "Nasceu em Sintra , em 1935, e licenciou-se em Filologia Românica, em 1959, na Faculdade de Letras de Lisboa, exercendo a função de professor do ensino secundário até 1966. Entre 1967 e 1968 lecionou Literatura Portuguesa na Universidade de Alta Bretanha, em Rennes, onde, em 1969, criou a cadeira de Literatura Angolana. Entre 1971 e 1973, dirigiu na Universidade de Vincennes, Paris , um curso de Literatura Angolana. Em 1975, foi nomeado conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em Paris, cargo que ocupou até 1988, data a partir da qual assumiu a direção da Fundação Oriente. Poeta, romancista, ensaísta, tra...
Comentários
Todas as Freguesias do Concelho se juntavam e ofereciam ao Hospital o que de melhor conseguiam angariar.
Os produtos eram depois consumidos uns na instituição, os excessos eram vendidos a granel, num armazém debaixo da Praça da Vila.
Naqueles tempos, tinham que deitar a mão a tudo o que era possível para se arranjar dinheiro, não haviam subsídios de ninguém.
Obrigado pelo seu comentário a completar excelentemente as fotos que publiquei do Cortejo de Oferendas de Almoçageme.Segundo me informaram embora este ano as oferendas se destinassem à Comissão de Festas de Nossa enhora da Graça, houve anos em que os beneficiados foram os Bombeiros, e também a Igreja.
E como escreve no Público de ontem o Miguel Esteves Cardoso, sobre o cortejo das Oferendas de domingo: "Almoçageme é uma aldeia perfeita porque todos contribuem para que seja. É uma aldeia de indivíduos, em que cada um é como é mas em que todos colaboram como podem ou querem, nas coisas que interessam ao bem-estar da aldeia e quem vive nela."
Abraço