Câmara Municipal de Sintra chega a acordo com governo e reabre extensões de Centros de Saúde


Foto do blog "Tudo sobre Sintra"
http://www.tudosobresintra.com/2014/06/extensoes-de-saude-encerradas-vao.html


No Jornal Público /Lusa
A Câmara de Sintra anunciou nesta terça-feira que chegou a acordo com o Ministério da Saúde para a reabertura das extensões de saúde em Dona Maria, Sabugo e Almargem do Bispo, encerradas há oito dias. A autarquia conseguiu também garantir que vai avançar a construção de quatro novos centros de saúde no concelho.
Os três pólos  encerrados a 9 de Junho vão reabrir com médicos contratados pela Câmara e com funcionários administrativos disponibilizados pela Junta de Freguesia de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, segundo um comunicado da autarquia. "A reabertura destes pólos de saúde verificar-se-á logo que esteja concluido o processo de contratação dos médicos", lê-se na nota.
Segundo disse à Lusa o presidente da câmara, Basílio Horta (PS), serão contratados dois médicos, para atender os cerca de 6 mil utentes daqueles locais. "Foi uma decisão muito importante para o concelho. Foi uma longa marcha e estamos todos de parabéns", acrescentou.
Além disso, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e a autarquia chegaram a acordo sobre a construção de quatro novas unidades de saúde. Queluz e Belas, Almargem do Bispo, Algueirão-Mem Martins e Agualva e Mira Sintra serão as zonas beneficiadas, num total de 400 mil utentes abrangidos.
"A Câmara de Sintra comprometeu-se a dar as instalações e a financiar em 30 por cento o custo total do investimento, num total de cerca de 2,5 milhões de euros e a câmara tem já esse dinheiro disponível", referiu Basílio Horta à Lusa.
A reunião com o Ministério da Saúde tinha sido pedida no início do mês pelo autarca socialista, que se manifestou preocupado com o encerramento das unidades de saúde e com o "problema social" que essa situação levantaria. A população das localidades de Dona Maria, Sabugo e Almargem do Bispo tinha agendado para esta quarta-feira uma manifestação junto ao Ministério da Saúde, em Lisboa, para reclamar a reabertura de extensões de saúde na antiga freguesia de Almargem do Bispo.

 http://www.publico.pt/local/noticia/camara-de-sintra-chega-a-acordo-com-o-governo-para-abrir-centros-de-saude-1659098

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar