Comunicado da Alagamares sobre o abate da Tília centenária


Foto em 30 de Maio de 2014
 
COMUNICADO de 27 de Junho de 2014
Perante o facto consumado do abate de uma tília centenária na manhã do dia 26 de Junho junto ao Palácio Nacional de Sintra, promovido pela Parques de Sintra-Monte da Lua, e não obstante as explicações entretanto produzidas por aquela empresa no sentido da inevitabilidade desse abate, vem a Alagamares- Associação Cultural manifestar publicamente e perante a PSML o seu desagrado por tal acto, não estando quanto a si cabalmente esclarecido se esse abate era a única solução possível neste caso em particular.
Tudo tem de ser feito para salvar as nossas árvores, e nesse processo a auscultação dos cidadãos é fundamental, o que raramente ocorre, prévia e eficazmente.
A cada árvore abatida deve corresponder a subsequente plantação de novo exemplar, atento o facto de entre os critérios que levaram à classificação de Sintra como Património da Humanidade estar subjacente a imagem cénica proporcionada pela vegetação densa e exótica, alinhada à subsistência ao longo de décadas de exemplares vetustos e de excepção.
Reiteramos a necessidade duma melhoria no procedimento das entidades gestoras do território e dos espaços classificados, publicitando e divulgando tempestivamente os relatórios previamente às intervenções, numa melhoria na relação com os fruidores do património natural, atento ainda o facto de que qualquer procedimento cautelar ou preventivo que se pretenda desencadear ao abrigo da legislação em vigor se defronta sempre com o facto consumado irreversível que nos últimos anos e proveniente de vários serviços da Administração Publica, central ou local, tem pautado a desflorestação urbana e a descaracterização sem planeamento de locais ímpares e consolidados.
No caso em apreço, aguardaremos pela plantação no local de novo exemplar, bem como igualmente pela reintrodução no Terreiro Rainha D. Amélia de outros exemplares igualmente suprimidos nos últimos anos.
 
 
Foto em 27 de Junho de 2014

*Via blog Tudo sobre Sintra:
Plantada nova tília no terreiro do Palácio Nacional de Sintra
http://www.tudosobresintra.com/2014/07/terreiro-do-palacio-nacional-de-sintra.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva