IV Exposição e Concurso de Camélias e Orquídeas em Sintra



Sobre a Exposição de  "Camélias e Orquídeas" nos Jardins do Palácio da Vila Sintra


 No fim de semana de 21 e 22 de fevereiro, a Parques de Sintra promove a exposição “Camélias e Orquídeas em Sintra”, em parceria com a Associação Portuguesa de Camélias (APC) e o Clube dos Orquidófilos de Portugal (COP). A exposição realiza-se no Terreiro em frente ao Palácio Nacional de Sintra, com entrada gratuita, e tem como objectivo promover o valor botânico associado às Camélias e Orquídeas em Sintra.
A vertente do evento relativa às Camélias conta com a participação das Quintas Históricas de Sintra e com os sócios da APC e da Sociedad Española de la Camelia, para além da habitual representação das Camélias dos parques e jardins sob gestão da Parques de Sintra. Assim, no Terreiro em frente ao Palácio de Sintra, será possível observar os melhores exemplares de Camélias de cada um dos participantes, bem como as cultivares vencedoras do concurso que, através da avaliação de um júri especialista na matéria, identificará as melhores.
O evento (que em anos anteriores apenas incluía Camélias) ganha este ano uma nova cor e dimensão com a mostra de Orquídeas neste certame de flores delicadas. A Parques de Sintra associou-se ao COP, cuja existência tem como objetivo a promoção e divulgação das orquídeas como hobby em Portugal. Em Sintra, este hobby tem despertando grande interesse, quer através do cultivo de pequenas coleções pessoais de orquídeas, quer através da participação em workshops e encontros de orquidófilos. Haverá também a possibilidade de comprar orquídeas de produtores nacionais e estrangeiros.


Actividades paralelas
O dia 21 de fevereiro (sábado) é dedicado às orquídeas. Na Sala Manuelina do Palácio Nacional de Sintra, tem lugar um ciclo de quatro palestras sobre vários temas da orquidofilia: desde as orquídeas silvestres existentes no nosso país às orquídeas exóticas originárias de países longínquos, as suas características, o seu cultivo e os seus segredos. As palestras realizam-se às 11h00, às 12h00, às 14h00 e às 15h30.
A 22 de fevereiro (domingo), entre as 15h30 e as 17h30, decorre o workshop “Camellia sinensis – Origem e Sabor do Chá”, nos Aposentos da Rainha D. Maria Pia, no Palácio Nacional de Sintra, pela especialista em chá, Nina Gruntkowski.
Os participantes aprenderão sobre a história do chá e as zonas em que é produzido, as diferentes variedades, a cultura e a cerimónia do chá do Japão. Numa segunda parte, haverá uma degustação de 4 qualidades de chá (chá branco, chá verde puro, mistura de chá verde com erva-príncipe e chá tostado).
Ambas as atividades requerem inscrição prévia para o endereço de email info@parquesdesintra.pt ou pelo telefone n.º 21 923 73 00.
PROGRAMA:
Exposição “Camélias e Orquídeas em Sintra” (entrada livre):
Terreiro em frente ao Palácio Nacional de Sintra
Sábado, 21 de fevereiro, 15h00* – 17h30
Domingo, 22 de fevereiro, 10h00 – 17h30


INFORMAÇÕES:info@parquesdesintra.pt
+351 21 923 73 00
*A área da exposição relativa às Orquídeas estará aberta no sábado a partir das 10h00, mas a área das Camélias abre apenas a partir das 15h00
Fonte PSML

*Fotos da Exposição de Camélias no Palácio da Vila de Sintra em 2013

 Camélias2013 Camelia2013Blogue2 Camelias2013Blogue7

Comentários

Graça Sampaio disse…
Adorava estar presente...

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar