Os Merendeiros da Festa de Santo Isidoro
O merendeiro de Santo Isidoro de 2017, por gentileza de D.Lurdes do Mucifal
*Freguesia de Santo Isidoro, Concelho de Mafra
http://www.freguesia-santoisidoro.pt/portal/v2.0/
Rio das Maçãs ou Rio de Colares, nasce no Lourel na freguesia de Santa Maria e São Miguel no concelho de Sintra durante o seu percurso até à foz na Praia das Maçãs é alimentado por diversos afluentes do Almagre, de Morelinho, de Nafarros e do Mucifal, da Mata, da Urca ou Valente e de Janas.
Comentários
Pedro,
Meu sogro, natural de Santo Isidoro, veio para Colares em 1923, com 14 anos de idade, mas sempre manteve a sua ligação à terra de origem.
Sempre afirmou que os merendeiros feitos em casa, abençoados e oferecidos ao povo presente no adro, se mantinham em condições de comestibilidade nas semanas seguintes à sua distribuição.
Outras pessoas residentes na freguesia de Colares mas oriundos daquela zona, confirmavam isso mesmo.
Não sei se o processo actual de fabrico na panificadora permite manter essa longevidade...melhor será consumi-lo ainda fresco.
Um abraço
JAIME CORVO
Esta tradição é muito curiosa. A duração em estado comestivel dos merendeiros, foi também o que me contaram, pois a pessoa que me ofereceu, o da foto, disse-me que costuma guardar todos os anos um merendeiro, subtituíndo o do ano anterior...embora o da foto com uns dias já esteja um pouco duro.
Abraço
Pedro Macieira