Inverno 2019

Estrada da Peninha

O inverno tem início hoje dia 22 de dezembro de 2019 (Domingo) e termina no dia 20 de Março de 2020 (Sexta-feira). A estação do ano mais fria chega exatamente às 4h19 do dia 22 de Dezembro, momento que assinala o solstício de inverno.
Pôr do Sol do dia 21/12/2019 em Colares

O solstício de inverno é o momento em que o Sol se encontra mais a sul e, assim, dita o início do inverno no hemisfério norte e o início do verão no hemisfério sul. O dia do solstício de inverno é o dia mais curto do ano e, consequentemente, o dia que tem a noite mais longa. A partir deste dia a duração do dia começa a crescer.


Vias cortadas em Sintra
O trânsito nas vias que integram todo o perímetro da Serra de Sintra vai permanecer cortado até às 08:00 de domingo, devido à chuva e vento fortes, mas também à queda de árvores, anunciou hoje a autarquia.
  Chegada do Inverno e a Meteorologia

Depois da depressão" Elsa", e agora com "Fabien", segundo o Jornal de Notícias, é este o cenário meteorológico actual:

"Em comunicado, divulgado nesta madrugada, o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), alerta que, nos distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga, durante as 21 horas de hoje e as 12 horas de domingo, as ondas poderão atingir os 15 metros. Viana do Castelo e Braga vão hoje também estar em aviso vermelho por causa do vento, com rajadas até 140 quilómetros/hora, entre as 18 horas e as 21 horas, tal como Vila Real, segundo a mesma nota.

 No anterior balanço do IPMA, nenhum distrito estava em aviso vermelho devido ao vento. De acordo com o novo comunicado, estão sob aviso laranja os distritos de Bragança, Guarda, Faro, Viseu, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja e Castelo Branco. Para os distritos de Évora, Portalegre e Santarém foi colocado um aviso amarelo (o terceiro mais grave)."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva