"Trolley - Boys" de Sintra reedição
Reportagem do jornal "Época", de 1972
Os "Trolley -Boys" da reportagem
Esta reportagem do jornal “Época” do ano de 1972, além de ser um retrato da realidade social daquela época, dá a conhecer uma actividade da companhia “Sintra Atlântico” que permitia aos adolescentes um trabalho remunerado durante as férias grandes de Verão, "forma de obter dinheiro para o custeamento dos livros, das matrículas e outras necessidades pessoais, tais como vestir e calçar."
Os adolescentes mencionados na reportagem, que são identificados pelo nome e nível de escolaridade teriam cerca de 14 anos na altura – seria interessante saber o que é feito deles actualmente. Iremos fazer uma tentativa de os encontrar e falar com eles.
-Jaime Augusto Canudo Melo, nasceu em Colares,14 anos, andava no 3º ano da Escola Industrial e Comercial de Sintra (Cacém).
-Fernando Manuel Conceição Andrade, 14 anos,vivia na Ribeira de Sintra, vedeta da classe de iniciados do Hóquei Clube de Sintra,6ª Classe.
-Luís Filipe Dinis Colares Pantana ,estudante do Liceu Nacional de Sintra.
-Diamantino da Silva Rosa, 16 anos, tinha terminado a 6ªClasse.
-Manuel Ribeiro Dias,14 anos,6ªclasse e tinha passado para o 3ºano.
-António de Jesus Melo,15 anos, 4ªClasse.
Créditos:
Os meus agradecimentos ao "Caminheiro de Sintra" autor do blogue "O Secreto Palácio de Sintra", que me enviou este precioso testemunho de época, e possibilitou a sua publicação hoje no "Rio das Maçãs"
Comentários