Porque hoje é Sábado...

 

Trabalho de arte urbana do artista João Carvalho, conhecido por Styler, a pedido da Junta de Freguesia de Alvalade em homenagem ao Arquitecto paisagista, Gonçalo Ribeiro Telles.


Trabalho executado num logradouro na zona da Avenida dos  Estados Unidos da América.

Fotos em 11 de Dezembro de 2020

*"Iniciou a sua vida profissional nos serviços da Câmara Municipal de Lisboa, ao mesmo tempo que leccionava no ISA, tornando-se discípulo de Francisco Caldeira Cabral, pioneiro da arquitectura paisagista em Portugal. Com este professor, publicará o livro A Árvore em Portugal, obra de referência sobre as espécies arbóreas existentes no nosso País.

Na Câmara de Lisboa integrou, desde 1951 até 1953, a Repartição de Arborização e Jardinagem, passando em 1955 a arquitecto paisagista do Gabinete de Estudos de Urbanização da CML, dirigido pelo engenheiro Guimarães Lobato, onde permaneceu até 1960.

De 1971 a 1974 dirigiu, igualmente enquanto arquitecto paisagista, o Sector de Planeamento Biofísico e de Espaços Verdes do Fundo de Fomento da Habitação."

O projecto mais marcante da sua carreira é, provavelmente, o jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, que assinou com António Viana Barreto e[5] que lhe valeu, ex aequo, o Prémio Valmor de 1975.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva