Igreja da Misericórdia de Colares

A possibilidade de uma visita a um local de Colares que poucos conhecem, por não estar aberta ao público - permite apresentar hoje o primeiro de dois posts, sobre a Igreja da Misericórdia de Colares, classificada Imóvel de Interesse Público (Decreto-Lei n.º 2/96, 6 de Março), construída em 1623, e actualmente em obras de recuperação.Também o valioso retábulo maneirista de talha, datado de 1581, está a sofrer um restauro.
ESTA CAZA HE DA MIA PRINCIPIVSE
A DOVS D NOVEMBRO D 1 6 2 3


A Misericórdia de Colares foi fundada em 1623 por D.Dinis de Melo e Castro, bispo e Leiria, de Viseu e da Guarda, na época em que o eclesiástico estabeleceu a sua residência na Vila. A igreja da irmandade ficaria sediada numa capela pertencente à familia Melo e Castro, possivelmente edificada nos últimos anos do século XVI.
A fachada da capela apresenta uma estrutura marcada pela sobriedade, não se filiando no modelo das igrejas da misericórdia edificadas a partir da segunda metade do séc.XV.
É um pequeno templo familiar, de planta longitudinal de nave única que integra a capela-mor.Na cornija do portal da capela foi incrita a data de 1623, numa alusão à fundação da irmandade.


O interior do templo possui coro-alto de madeira e púlpito quadrado do lado do Evangelho, fronteiro ao cadeiral dos irmãos da Misericórdia. O espaço é coberto por uma abóboda de berço.

Na capela-mor, mais elevada e com tribuna, destaca-se o retábulo de talha maneirista, que se desenvolve em dois registos, de colunas dóricas estriadas o primeiro, de colunas corintias o superior,que apesar da linguagem erudita do programa decorativo,” é mais tradicionalista no seu grafismo de superficies planas e jogo de contrastes pouco acentuado”, que os outros retábulos da mesma época (Serrão,Vitor 1979,p24); a linguagem de contrastes tipicamente maneirista é sobretudo transmitida pelas pinturas.
Executadas pelo pintor Cristóvão Vaz, para a familia Melo e Castro quando seriam os proprietários da igreja na década de 90 do século XVI.(...)
Em meados do século XX a capela da Misericórdia encontrava-se votada ao abandono, em estado ruinoso.

No entanto em 1959 o retábulo foi restaurado, sendo a igreja aberta ao culto.



Fonte:Texto do IPPAR

Comentários

Pedro disse…
Não conheço o interior. Fico com vontade de lá entrar.
Recordo com saudade (especialmente nestes meses de Maio Junho) o maravilhoso jacarandá que havia no adro.
Quem descia a rua a pé via de repente, pela nesga do portão aberta para a rua, o calcetado de vidraço branco coberto com um tapete azul. Não me cansava de lá passar.
pedro macieira disse…
Pedro Cabral,
Tive a sorte de uma visita guiada.O espaço interior não é muito grande , mas carregado de história.O retábulo datado de 1581,anterior à construção da Igreja, pois terá sido pintado para a Igreja da Misericórdia de Sintra, embora estando a ser restaurado, está em muito bom estado e é muito interessante. Vou publicar em breve um segundo post sobre a Igreja da Misericórdia.

Quanto ao jacarandá,só a memória...
Um abraço
Anónimo disse…
O jacarandá estava doente e foi-lhe decretada a "eutanásia" por quem tinha poderes para tal.Contudo, no mesmo local, foi recentemente plantado um jovem jacarandá, havendo a esperança de que os nossos netos venham também a desfrutar da sua beleza florida.
No que respeita ao interesse numa visita à Igreja da Misericória, sugere-se que se aguarde pela programação da Festa da Padroeira, pois há a intenção de proporcionar uma visita ao templo, ao "Castelo de Colares e ao Pelourinho, tudo orientado por pessoas sabedoras do assunto.

JAIME CORVO / Colares
pedro macieira disse…
Jaime Corvo,

Agradeço mais uma vez a possibilidade que me deu de visitar a Igreja,e o castelo. Espero com a publicação dos posts,tenha contribuido para divulgar através da blogosfera mais um pedaço da rica história de Colares.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva