Festas de Lisboa

DL9353 Aproveitando as Festas de Lisboa a decorrer actualmente e a véspera do dia de Santo António - publicamos uma página do Diário de Lisboa,  de 1 Junho de 1935, que destacava o início das "Festas de Lisboa" naquela altura, mas também  referências na mesma página  a Sintra.

O Hotel Royal na Praia das Maçãs e o Preventório de Colares -Aqui e Aqui

Comentários

Caínhas disse…
Peço desculpa por não comentar aqui o assunto que trata o "post", mas sim a referência que vem abaixo sobre o preventório de Colares. Isso segundo sei, e, me foi contado por pessoa ligada à família, era uma coisa abominável.
Tratava-se de um depósito de crianças, pobres, orfãos e tuberculosos todos juntos, que ficavam mais doentes se fossem para lá. Era dirigido por umas senhoras que comiam tudo o que lá chegava, e na época da fruta, comiam a fruta e lançavam as cascas para as crianças que se atiravam a elas como se de iguarias se tratasse, tal a fome de que estavam possuidas.
Banhos;-eram tomados numa celha de madeira, e a àgua era a mesma para todos, um nojo. E outras malfeitorias.
Era daquelas obras de caridade do Estado Novo, e que parece por este andar, qualquer dia estamos outra vez nesse caminho.
pedro macieira disse…
Carlos José Santos,
Obrigado pelo comentário.Em 2007 fiz algumas pesquisas sobre o antigo Preventório de Colares, que existiu na Quinta do Vinagre em Colares.
Reuni na altura alguma informação sobre o assunto, mas não consegui falar com ninguém que lá estivese estado -ou que conhecesse alguém que que fosse lá recolhida -pode ser que agora surja algum comentário nesse sentido.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar