Frutas da Região - Pêra" Lambe- os- dedos"

Em 5 de Novembro de 2010, mencionámos o facto de um tipo de pera, denominada "lambe-os-dedos", muito conhecida e apreciada na região, ter completamente desaparecido há muito tempo. Após alguns contactos e várias ajudas, conseguimos localizar uma pereira,  em Colares, que continua  todos os anos dar algumas daquelas afamadas pêras. Temos seguido a evolução dos frutos daquela pequena árvore, e as fotos que apresentamos hoje são o resultado das  duas últimas visitas.

Pereira04052012
 Pêras em 4 de Abril de 2012 Pereira08062012
 Pêras em 8 de Junho de 2012

Pêra "lambe-os-dedos"

"Era uma pêra pequenina do tamanho de uma Clementina, com casca afogueada de verde e castanho de uma doçura invulgar. Aguentava muito pouco tempo, tanto na árvore como depois de colhida, é um fruto que para os dias de hoje não tem as características exigidas, hoje quer-se quantidade boa aparência, e só lá muito no fim é que vem a qualidade. Esta pêra é de muito boa qualidade, mas havia pouca produção, e é um fruto que só aparece nos saloios, ou seja aqueles produtores que ainda vêm vender à praça o produto das suas hortas e pomares.
Curiosamente este ano aqui numa mercearia em São Pedro, havia pêra "lambe-os-dedos".
Informação que o amigo Carlos Santos (Caínhas) nos fez chegar.em 2010.

Post relacionado
-Frutas da Região-aqui

Comentários

Caínhas disse…
Vamos lá ver se eu não meti àgua na descrição.
Pela amostra das fotos, parece que está correta.
Graça Sampaio disse…
Parecem-me as pêras pérola que nunca mais comi desde que saí daí de Sintra. Eram deliciosas!
Anónimo disse…
http://umamadordanatureza.blogspot.pt/2005/11/variedades-de-peras.html
Fatyly disse…
Havia um terreno - hoje em total abandono - do lado direito de quem segue para Almoçageme depois do cruzamento de Colares, que era repleto destas pereiras de baixo porte.
Há dias estive a apreciar e a pensar no que era e no que está e lá para o fundo do mesmo, mais perto da ribeira de Colares julgo haver uma ou duas.

Morrem os velhos e ninguém dá continuidade...ou haverá outros interesses por detrás de tudo isto?
pedro macieira disse…
Penso que este ano vou poder fotografar as famosas pêras "lambe-os-dedos" em risco de desaparecimento total- que durante dois anos fiquei a conhecer , após várias conversas e informações que me foram chegando - como a do Caínhas, até chegar á "fonte".
Cumprimentos
Anónimo disse…
Boa tarde.

Uma pereira só é muito pouco para preservar esta variedade para o futuro.

Confesso a minha total ignorância na propagação das pereiras, mas existe a possibilidade de os donos desta pereira fornecerem exemplares para plantar/enxertar/semear?

Cumprimentos,
Sandra
pedro macieira disse…
Sandra,
Obrigado pelo seu comentário. De facto na zona de Colares só encontrei esta pereira - penso que em outras regiões este tipo de pera se ainda existir, será denominada de outras formas.
Mas a sua questão é muito pertinente, eu próprio já tinha pensado pedir para a reproduzir , de forma a garantir este tipo de pera na região de Colares.Este assunto terá mais desenvolvimento neste blogue em próximos posts.
Cumprimentos
Sandra disse…
Bom dia Pedro,
Obrigada eu pelo excelente blog de divulgação e preservação da região.
Fico a aguardar os próximos posts. É muito importante preservamos a biodiversidade.
Cumprimentos,
Sandra
André Cardoso disse…
Bom dia!

Eu mais a minha companheira estamos a criar um projecto agroecológico no concelho de Vila do Conde, e neste momento ando em pesquisa sobre variedades regionais de pêra e maçã.. estou fascinado pela variedade e riqueza da nossa ancestralidade! Por outro lado, triste também que pela organização sócio cultural e fundamentalmente modelo económico, que quase todas as variedades regionais, não têm interesse mercantil, logo, correm grande risco de desaparecimento.

Fiquei sensibilizado pelo post e pelo esforço que alguns aqui demonstraram para preservar o cultivar. Foram bem sucedidos com enxertias/alporques? Confesso também que fiquei com vontade de ter espaço para uma "lambe dedos"! Quem sabe o DRAPN possa ajudar.

Bem haja e obrigado pelo seu tempo e empenho

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar