Intervenção das Infraestruturas de Portugal no Parque Natural Sintra Cascais
Parque Natural de Sintra Cascais Abate de árvores executada pelas Infraestruturas de Portugal, a decorrer no Parque Natural Sintra-Cascais na estrada nacional 247, no percurso entre Almoçageme e Azoia. No último domingo (07/01/2024),um conjunto de pessoas e várias organizações ligadas à defesa e preservação do património arbóreo, concentraram-se no terreiro onde a IP, está a acumular a madeira das árvores abatidas. Após análise da situação foram propostas algumas medidas para reagir ao exagerado desbaste que está a acontecer no local. Nesta concentração estiveram presentes várias associações ou grupos de pessoas nomeadamente: Grupo dos Amigos das árvores de Sintra, GAAS, ADN Ambiente, Plataforma em Defesa das Árvores de Sintra, Sintra sem Herbicidas, Lisboa para Pessoas, Quercus e membros de partidos como o Livre e o Bloco de Esquerda. *Fotos das árvores abatidas, com uma percentagem grande de pinheiros de grande porte. Fotos das árvores abatidas, com uma percentagem gr...
Comentários
Não me foi possivel até agora localizar onde ficava/fica esta "casa portuguesa" das Azenhas do Mar.
Assunto que tentarei investigar.
Existe neste momento uma reconstrução de uma das casas históricas das Azenhas do Mar, que pertenceu a Alberto Totta -Vivenda Rafaela, que estava en ruínas mas tem vário painéis de azulejos com cenas Sintrenses:
http://riodasmacas.blogspot.pt/2009/03/vivenda-rafaela-de-alberto-totta.html
E que está em fase já muito adiantada e é um facto muito positivo para aquele importante local sintrense -reconstrução que parece ter sido efectuada com bastante cuidado preservando a arquitectura original e salvando os painéis de azulejo do seu desaparecimento.Pena que outras naquele local não tenham essa sorte.
Abraço