Liberto Cruz, escritor e natural de Sintra, onde nasceu em 1935, lançou recentemente o seu livro “Última Colheita”, esse o motivo da Alagamares ter organizado uma sessão com o autor, apresentada por Miguel Real no último Sábado, 27 de Janeiro, na Biblioteca de Sintra (Casa Mantero). Fernando Morais Gomes (Alagamares), Liberto Cruz e Miguel Real "Nasceu em Sintra , em 1935, e licenciou-se em Filologia Românica, em 1959, na Faculdade de Letras de Lisboa, exercendo a função de professor do ensino secundário até 1966. Entre 1967 e 1968 lecionou Literatura Portuguesa na Universidade de Alta Bretanha, em Rennes, onde, em 1969, criou a cadeira de Literatura Angolana. Entre 1971 e 1973, dirigiu na Universidade de Vincennes, Paris , um curso de Literatura Angolana. Em 1975, foi nomeado conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em Paris, cargo que ocupou até 1988, data a partir da qual assumiu a direção da Fundação Oriente. Poeta, romancista, ensaísta, tra...
Comentários
Talvez por distração da minha parte, só este ano tomei conhecimento deste tradicional baile de carnaval -assunto que tentarei investigar futuramente.
Um abraço
Sem ter o fulgor dos anos cinquenta e sessenta, parece-me que o Baile da Raínha está a renascer das cinzas, espero que sim. Este ano há propaganda a preceito, com cartazes grandes, e em locais bem visíveis.
Este filme é do do desfile do ano passado, e já teve uma participação interessante.
Nos tempos aureos, era até perigoso entrar lá dentro, porque o chão, com o peso abanava tanto que se temia que viesse tudo parar à cave, onde funcionava antigamente um bar, e um jogo de laranjinha.
agradeço as memórias dos outros Bailes da Raínha de S.Pedro de Sintra.Assunto que merecerá um tratamento mais desenvolvido no blogue em breve e como sempre irei solicitar de novo a inestimável colaboração do Caínhas.
Um abraço