O "Cipreste do Buçaco" de Monserrate não morreu de pé
Um "Cipreste do Buçaco" derrubado pelo temporal do passado dia 19 de Janeiro, logo à entrada do Parque de Monserrate.(Foto de Emília Reis).
-
Palácio de Monserrate, Cipreste do Buçaco. Na inscrição perto da árvore lê-se: Cupressus Lusitanica/CUPRESSACEAE/Cipreste do Buçaco/Os trabalhos de manutenção desta árvore foram patrocinados por/WILLIAM COOK/Outubro de 1999
Cipreste -do-Buçaco:Supressus lusitanica, também designado por cedro-do-Buçaco, cipreste do Buçaco, ou cipreste-de-bentham .... Parque de Monserrate em Sintra Foto de cipreste-do-Buçaco do Parque de Monserrate -Wikipédia
Sobre o Cipreste -do-Buçaco
Esta espécie encontra-se amplamente representada nesta área do Parque, sendo possivel observar diversos espécimens nos canteiros que ladeiam o caminho. Os Cedros do Buçaco podem atingir 25 a 30 metros sde altura,, com copas amplamente piramidais, apresentando as árvores mais antigas ramos pendulares. A casca é grossa e de cor castanha avermelhada com fissuras longitudinais. A folhagem é distintamente verde-azulada.Apesar de oriunda da região da Guatemala, esta espécie é vulgarmente conhecida como Cedro do Buçaco, Cipreste do Buçaco, ou Cedro de Portugal.
No séc XVII, quando se iniciou a classificação taxonómica das espécies na Europa, os exemplares mais antigos desta árvore, foram encontrados em Portugal associando-se po isso o seu nome à região Lusitânia.
Nome comum:Cedro-do-Buçaco/Cipreste do Buçaco
Nome científico:Cupressus Lusitanica M
Origem: América Central
Etimologia:Cupressus =Cedro em Latim,Lusitanica=proveniente de Portugal
Fonte "Viagem Botânica à Sintra Romântica -Parque de Monserrate"-Aqui
Comentários
Beijinhos sintrenses
Em Sintra ocorreu um dos maiores desastres naturais que há memória, mais de 2000 árvores não resistiram ao temporal -ao mesmo tempo a CMS, com a maior sensibilidade ambiental continua a abater árvores em Sintra...
Um abraço
Pelo menos abateram 5 tílias na Rua D. João de Castro e não sei quantos plátanos e tílias na Est. de Chão de Meninos.
No entanto, desde o temporal que uma árvore contínua tombada com a raiz levantada, à entrada do Campo do 1º de Dezembro.
Gostaria de saber o que aconteceu com o cipreste... Se manteram no local e fizeram uma exposição com o tratamento da madeira da arvore ou se foi retirada do parque?
Obrigada!
Abraços!
Gostaria de saber o que aconteceu com esta arvore...
Se a mesma foi mantida para exposição, e realizado umm tratamento de preservação da madeira ou se ela foi retirada e substituida?