A Festa da Quinta do Vinagre em Colares

Decorria o ano de 1968, neste país cinzento, e de contrastes, quando duas festas juntaram em Portugal o supra-sumo do 'jet-set' internacional, assunto que teve enorme impacto na comunicação social nacional e além fronteiras. A imprensa portuguesa da época, dava grande destaque às festas dos VIP’s que se realizavam na Quinta do Patiño, do magnata do estanho boliviano Antenor Patiño em Alcoitão e na Quinta do Vinagre em Colares.

Diário Popular em 10 de Agosto de 1968(via FB de Natércia Gomes)
Diário Popular de 13 Agosto de 1968 ( via Fb de Natércia Gomes)


A festa na Quinta do Vinagre de Pierre Schlumberger, casado com uma portuguesa, a baronesa Conceição Schlumberger, teve mais de mil convidados. A princesa Irene da Holanda, Henry Ford e Aga Khan dançaram em Colares até de madrugada ao som da orquestra de Mills Hayden.

A lista de convidados do jet-set era impressionante, entre os convidados que vieram a Portugal estava,Ginna Lollorigida ,Zsa Zsa Gabor, Ira de Furstenberg, Audrey Hepburn, Capucine, Gunther Sachs, Douglas Fairbank, Imperatriz Soraia,Valentino e membros das familias Rothchild, Niarchos e Rockefeller, etc,etc.

Como curiosidade sobre Colares, e a sua festa de 1968, publicamos neste post, uma referência  sobre  o portão da estrada principal da Quinta do Vinagre em Colares, ladeado por duas pilastras em pedra. O portão foi construido precisamente há 46 anos, quando da famosa festa dada pelo casal Schumberger (04/09/1968), para permitir um melhor acesso  aos convidados, entre eles a  nata da alta sociedade mundial.
O  acesso ao portão principal   da  quinta é feito por uma pequena estrada mais recuada.

O outro portão da Quinta do Vinagre


A chegada de convidados pelo portão principal-Foto de 04/09/1968-(rev.Modas e Bordados) via blog Estupefacto
Foto:Revista Sábado nº244 de 7 Dezembro de 2009

 http://riodasmacas.blogspot.pt/2012/08/sao-schlumberger.html

Nota do blog: Enquanto em Colares e Alcoitão o Jet-Set festejava luxuosamente, nas ex-colónias de África (Angola,Moçambique,Guiné), numa guerra que na altura já durava há 7 anos morriam jovens portugueses numa guerra injusta e sem sentido. Na altura em que se comemora os 40 anos do 25 de Abril  de 1974- será bom não esquecer o Portugal que existia em 1968. Facto bem ilustrado na imagem da página do Diário Popular de 13 de Agosto de 1968, acima publicado.
http://riodasmacas.blogspot.pt/2008/04/guerra-colonial-de-1961-1974.html

Comentários

Obrigado por compartilhar isso. Tudo o que pude encontrar sobre a Quinta do Vinagre foi que a estrada principal estava fechado e vigiado e que a princesa Margaret (a irmã da rainha Elizabeth II) e seu marido, Anthony Armstrong Jones estavam entre os convidados.
pedro macieira disse…
Obrigado pela visita e comentário.
Cumprimentos
Unknown disse…
Gostei imenso.Tenho uma foto tirada junto ao lago da Quinta do Vinagre de um casamento de uma prima,mas sem autorizacao nao posso postar.Tambem um artigo sobre a dona da Quinta que quando encontrar envio.Um abraco e muito obrigada pela atencao
pedro macieira disse…
Obrigado pelo comentário.O artigo sobre São Schlumberger, será o do link que coloquei no post?

http://riodasmacas.blogspot.pt/2012/08/sao-schlumberger.html
Cumprimentos

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar