Os 110 anos do Eléctrico da Praia das Maçãs

A 27 de Março de 1904, foram efectuadas as experiências oficiais quando "pelas duas horas, passando entre alas de povo, ligeiros garridos, os primeiros carros partiram. Largou o nº14 " deslisando vertiginosamente pelas linhas, ao sol, saudado pela multidão, o carro atravessou as ruas, passou por entre campos verdes e em 24 minutos chegou a percorrer 8 kilometros".
(...)
Quatro dias depois a 31 de Março, que ficou como uma "data inolvidável na história d'este  município, porque n'esta data foi inaugurado o serviço de viação por meio de tracção eléctrica, a despeito dos prognósticos em contrario de muitos prophetas de mau agouro"

 in "Eléctricos de Sintra"/Júlio Cardoso e Valdemar Alves














Comentários

Fatyly disse…
Que reportagem magnífica e é uma delícia fazer esse percurso.

Bom domingo
Graça Sampaio disse…
Lindas imagens! Tantas vezes andei nesses elétricos!
pedro macieira disse…
O Eléctrico da Praia das Maçãs, é um tesouro que deve ser preservado a todo o custo. Um museu vivo único, que se mantém em funcionamento pela qualidade de uma equipa que é bastante competente na sua manutenção.Material circulante em grande parte com mais de 100 anos, numa linha não urbana numa extenção de dezenas de kilómetros.Pena que neste 110º aniversário a CMS não tenha sublinhado devidamente a data.
Abraços

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar