Acção de controle de espécies arbóreas infestantes na Serra de Sintra

Foto:Parque da Pena

A Parques de Sintra acolhe, dia 10 de maio, durante a manhã, uma acção de voluntariado para controlo de espécies arbóreas infestantes (arranque de espécies invasoras, tais como Acácias, Pitósporos e Háqueas) na Tapada do Saldanha, Serra de Sintra.
Esta acção é aberta a todos os participantes, mediante inscrição prévia, e os voluntários serão acompanhados por técnicos, na sua maioria biólogos que, durante todo o ano, estão presentes nas ações do Projeto BIO+Sintra.
As espécies infestantes são muito difíceis de erradicar, apresentando-se como uma forte ameaça para a flora e fauna da Serra de Sintra. Devido ao seu rápido crescimento, dominam as espécies autóctones, prejudicando o desenvolvimento de árvores como o Carvalho Português, o Carvalho Alvarinho, o Sobreiro ou o Medronheiro. No que respeita à vida animal, representam especial perigo para alguns tipos de aves como a Águia-de-Bonelli, dado que formam habitats cerrados pouco adequados para garantir acesso a alimento. São também um perigo para espécies como o Lagarto-de-água, uma vez que impedem o crescimento da vegetação ao longo das margens das ribeiras e linhas de água, onde estes animais nidificam e procuram abrigo. Saiba aqui mais informações sobre esta iniciativa. PARTICIPE.


Texto via jornal "Cidade Viva"

 Foto:Parque de Monserrate 2011

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva