Abatida a Tília do Palácio da Vila de Sintra
Hoje de manhã foi abatida a Tília que se encontrava junto ao Palácio Nacional da Vila de Sintra. Sendo actualmente o Palácio da Vila gerido pela Parque de Sintra Monte da Lua (PSML), estranhamos e lamentamos a decisão. A tília fotografada em 30 de Maio de 2014, tinha uma enorme copa verdejante e Sintra gaba-se de ser ainda Paisagem Protegida, estatuto atribuído pela UNESCO.
Fotos de hoje e o lamentável resultado da intervenção desta manhã, lesando gravemente mais uma vez o património arbóreo de Sintra.
Comentários
"A Tília do fundo do Paço", como nós Sintrenses da Vila Velha, lhe chamavamos, falemos dela.
Este espaço, antigamente e no tempo em que para dar um concerto da Banda da Sociedade União Sintrense, para o povo da Vila, não era preciso meter um requerimento ao Concelho de Ministros como agora, bastava pedir à Câmara Municipal, para lá colocar umas cadeiras, e no Verão lá ia a Banda por moto-próprio tocar para os seus associados, e para o povo em geral, porque o local era aprazível, a Tília, protegia das humidades, e se fosse de dia protegia do sol.
Aquela árvore teria séculos, pelos anéis da base quem sabe pode identificar.
Estou horrorizado, tenho já perto dos setenta anos, aquela tília fazia parte da minha/nossa vida. Não tenho nomes para definir esses "gajos", e os que me surgem são todos depreciativos, e ordinários. Uma parte dos sintrenses verdadeiros morreu. Esta não era um qualquer plátano, daqueles que a esmo, eles se têm entretido a matar por essa Sintra fora.
Muitos sintrenses daqueles que fizeram de Sintra o que ela é, hoje estão às voltas no túmulo. Essa gente faz tudo de ânimo leve, não se pergunta nada, é tudo à farta, raramente, ou nunca sai uma coisa bem feita, Fico por aqui. Hoje estou de luto!