Apontamentos sobre um atentado paisagístico no Parque Natural Sintra - Cascais


 Via FB Adoro Sintra

Postal antigo do farol do Cabo da Roca, com uma torre metálica, que o bom senso  na altura, fez desmontar.

Anos depois (Agosto de 2013)

 Durante o mês de Agosto, o MAI de 2013,decidiu instalar uma torre metálica com 45 metros junto ao Farol do Cabo da Roca (22metros), numa zona protegida do Parque Natural Sintra Cascais. Considerou o Ministério de Administração Interna (MAI), que Agosto, seria a altura do ano ideal para contrariar as decisões anteriores, utilizando a politica do facto consumado - conhecendo o silêncio/cumplicidade, de todas as entidades que o ano passado tinham chumbado o projecto - e surpreendentemente também das organizações que se dizem defensoras do ambiente.

 

A Foto que hoje já não é possivel fazer:
Parecer do Ministério da Agricultura  do Mar, do Ambiente e Ordenamento do Território,negativo sobre a instalação da torre metálica no farol do Cabo da Roca -que foi desconsiderado pelo MAI, Parque natural Sintra-Cascais, Câmara Municipal de Cascais e Câmara Municipal de Sintra.

Post relacionado:
 http://riodasmacas.blogspot.pt/2013/09/sobre-o-atentado-paisagistico-no-cabo.html

Comentários

Fernando Catelo disse…
Uma vergonha, sem que a Câmara Municipal de Sintra e o seu Presidente da altura Dr. Fernando Seara tivesse tomado uma atitude firme e determinada em evitar a ofensa ao local. Ele que até apareceu por lá a falar e apresentar o Cabo da Roca a umas Senhoras estrangeiros, dizendo que do outro lado era o Ibero-Americano...
pedro macieira disse…
Fernando Castelo,
Num Estado de Direito, como tantos gostam de caracterizar o Estado que nos "envolve" - este exemplo é o verdadeiro sinal que essa afirmação não tem qualquer sentido.
O M.A.I todo poderoso e entregue ao PSD desprezou toda a legislação,sobre a área protegida de um Parque natural,e um parecer do Ministério da Agriculturas (CDS) e com a cumplicidade das autaquias do PSD de Sintra e Cascais, e a anuência muito voluntariosa do Parque Natural Sintra-Cascais, criou a monstruosidade da torre metálica, num local que é um ícone da imagem de Sintra, e dos locais mais visitados do litoral Sintrense essencialmente por turistas estrangeiros, cuja visita ao local mais ocidental do continente europeu é obrigatória.
A ilegalidae da situação foi assumida pela candidada do PSD à Junta de Freguesia de Colares, Pelo próprio candidato do PS à Junta de Freguesia de Colares, pelo próprio Basilio Horta na campanha eleitoral, e também já após a sua eleição para a CMS.
Até hoje a imagem que temos é a que publicamos.
Resta o protesto feito pela CDU à UNESCO - cuja decisão poderá ser tão lenta que quando acontecer já haverá mais atentados paisagisticos do mesmo género.
Abraço

Mensagens populares deste blogue

Intervenção das Infraestruturas de Portugal no Parque Natural Sintra Cascais

Encontro com o escritor Liberto Cruz