O armário verde da Condessa d'Edla

Foto DN
No Diário de Notícias:
«O armário pertencia aos descendentes da cantora lírica que se casou em segundas núpcias com o rei D. Fernando II. Foi comprado pela Parques de Sintra e reforça o acervo do Palácio da Pena.
(...)
A peça de mobiliário combina madeira entalhada e painéis de cerâmica e é um exemplar do século XIX com detalhes da transição do século XVI para o XVII."Trata-se de uma peça bastante significativa no contexto do mobiliário oitocentista, constituindo um excelente exemplo da tendência de reaproveitamento de materiais escultóricos e elementos de móveis mais antigos que marcaram o gosto de D. Fernando II, o rei-artista", diz, em comunicado, a Parques de Sintra, empresa que gere o Palácio da Pena, Chalé da Condessa e Castelo dos Mouros, entre outros equipamentos. "É muito representativa do gosto dos primeiros proprietários", avança o conservador do Palácio da Pena, Hugo Xavier, em declarações ao DN.
(...)
O armário, verde, é de madeira de carvalho com "as portas e frentes de gavetas revestidas com baixos-relevos em cerâmica de fabrico germânico produzidos originalmente para um fogão de sala ou Kachelofen, com figuras bíblicas e elementos clássicos", detalha o comunicado da Parques de Sintra.
Identificado nos aposentos da condessa d'Edla no Inventário Orfanológico de D. Fernando II na sequência da sua morte, esteve a residência da cantora lírica no Palácio de Santa Marta, residência lisboeta da condessa enquanto viúva, encontrando-se no seu boudoir por ocasião da sua morte, em 1929, de acordo com a informação adquirida para o Palácio da Pena também recentemente.»

*Notícia integral da notícia no DN, aqui:
http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=4642282&page=-1


O cesto de piquenique da Condessa d'Edla
 Foi atribuído ao Chalet da Condessa d'Edla, o Prémio 2013 União Europeia - Europa Nostra, na categoria de Recuperação, evento que ocorreu no dia 10 de Outubro de 2014. Na altura além  do descerramento de uma  placa alusiva, foram expostos vários objectos pessoais pertencentes a Elise Hensler.
Chalet10102014INTbcBlog.jpg
O cesto de piquenique de Elise Hensler, Condessa d'Edla,  segunda mulher de D.Fernando II, adquirido pela PSML.

Chalet10102014INTbfBlog.jpg
Desenho de autoria de D. Fernando, representando-se como D.Quixote com o seu Sancho Pança. Assinado e datado, em Lisboa, 18 de Maio de 1872. - "Caderno de desenhos da autoria de D.Fernando".
Carta d'Armas da Condessa d'Edla concedido por Erneste II de Saxe-Coburgo-Gota a 10 de Junho de 1869, na altura do seu casamento com o Rei D.Fernando II.


Post relacionado -Visita ao Chalet


http://riodasmacas.blogspot.pt/2014/11/visita-ao-chalet-da-condessa-dedla.html

Comentários

Graça Sampaio disse…
Que lindo, tudo!!

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar