Visita ao «SOLI AETERNO» - no dia do Solstício de Verão

Soltiscio21062015Bblog.jpg
Fotos, Alto da Vigia, Praia das Maçãs-21/06/2015

Ocorreu no domingo o Solstício de Verão. Este importante dia do nosso calendário  assinala o  início de uma nova estação, sendo o dia mais longo do ano e, por conseguinte, a noite mais curta. Devido a tal “fenómeno”, este dia, ao qual sempre esteve associada uma simbologia muito própria, foi assinalado por várias culturas e povos desde tempos imemoriais. A propósito, e uma vez que a equipa de Arqueologia da CMS, se encontra a escavar o Santuário Romano consagrado ao Sol, à Lua e ao Oceano (Alto da Vigia, Praia das Maçãs, Colares) – sítio arqueológico que está directamente relacionado com cultos astrais –, realizou-se  ao fim da tarde, uma visita guiada ao local, concretamente no momento do pôr-do-sol do dia mais longo do ano, guiada por José Cardim Ribeiro, director do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas.
Soltiscio21062015blog.jpg
Uma lição de história dada por José Cardim Ribeiro, director do M.A.S.M.O, no local do Santuário Romano consagrado ao Sol, à Lua e ao Oceano.
Soltiscio21062015cblogjpg.jpg
Com uma larga assistência interessada na dissertação de José Cardim Ribeiro, mas com o céu enevoado que não permitiu assistir ao desejado momento do pôr-do-Sol, no dia mais longo do ano.
Posts relacionados:
 
http://www.publico.pt/local/noticia/museu-arqueologico-em-sintra-estuda-vestigios-romanos-e-islamicos-1676346

http://riodasmacas.blogspot.pt/2013/09/o-santuario-romano-consagrado-ao-sol-e.html

Comentários

Graça Sampaio disse…
Em Sintra há de tudo.... E o Pedro está sempre em cima do acontecimento... Parabéns!

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva